Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3547
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Pereira, Harli Rodrigues
Primeiro Orientador: Cunha, André Luiz Araújo
Resumo: O presente estudo realiza uma investigação sobre o letramento e a alfabetização para a aprendizagem de crianças que cursam a Educação Infantil, considerando também a perspectiva lúdica, em que as crianças aprendem brincando, com o uso de situações concretas, dentre outras estratégias de ensino. Com isso, o objetivo principal do estudo foi compreender como se dá o processo no ensino aprendizagem diante da prática do letramento e alfabetização na Educação Infantil. Dessa maneira, para que o objeto de pesquisa fosse delimitado dentro do esperado, almejou-se ainda distinguir letramento e alfabetização, expondo as contribuições que o processo de ensino aprendizagem possui para a Educação Infantil. Portanto a busca foi realizada em bibliotecas virtuais, sendo selecionados artigos científicos, livros em PDF, legislações etc, que se configurou em uma pesquisa de cunho bibliográfico e como tal procurou evidenciar a relevância do tema para a prática docente na Educação Infantil. Logo, conclui-se que o letramento e alfabetização andam juntos na construção de uma aprendizagem significativa e quando se trata de Educação Infantil, essa realidade ganha diferentes significados e contextos no dia-a-dia da sala de aula, considerando que as crianças nessa modalidade de ensino costumam aprender com base nos campos de experiências, a interação com o meio e de mais possibilidades.
Abstract: The present study carries out an investigation about literacy and literacy for the learning of children who attend Kindergarten, also considering the ludic perspective, in which children learn by playing, with the use of concrete situations, among other teaching strategies. With this, the main objective of the study was to understand how the teaching-learning process takes place in the face of the practice of literacy and literacy in Early Childhood Education. Thus, in order for the research object to be delimited within the expected range, it was also sought to distinguish between literacy and literacy, exposing the contributions that the teaching-learning process has for Early Childhood Education. Therefore, the search was carried out in virtual libraries, selecting scientific articles, PDF books, legislation, etc., which was configured in a bibliographical research and, as such, sought to highlight the relevance of the theme for teaching practice in Early Childhood Education. Therefore, it is concluded that literacy and literacy go together in the construction of meaningful learning and when it comes to Early Childhood Education, this reality gains different meanings and contexts in the day-to-day of the classroom, considering that children in this modality of teaching usually learn based on the fields of experiences, interaction with the environment and more possibilities.
Palavras-chave: Alfabetização
Educação Infantil
Letramento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3547
Data do documento: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Harli Rodrigues Pereira.pdftcc_Harli Rodrigues Pereira1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.