Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cunha, André Luiz Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2042697909795467 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Harli Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7937730287838914 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T13:41:23Z | - |
dc.date.available | 2023-04-08 | - |
dc.date.available | 2023-04-10T13:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3547 | - |
dc.description.abstract | The present study carries out an investigation about literacy and literacy for the learning of children who attend Kindergarten, also considering the ludic perspective, in which children learn by playing, with the use of concrete situations, among other teaching strategies. With this, the main objective of the study was to understand how the teaching-learning process takes place in the face of the practice of literacy and literacy in Early Childhood Education. Thus, in order for the research object to be delimited within the expected range, it was also sought to distinguish between literacy and literacy, exposing the contributions that the teaching-learning process has for Early Childhood Education. Therefore, the search was carried out in virtual libraries, selecting scientific articles, PDF books, legislation, etc., which was configured in a bibliographical research and, as such, sought to highlight the relevance of the theme for teaching practice in Early Childhood Education. Therefore, it is concluded that literacy and literacy go together in the construction of meaningful learning and when it comes to Early Childhood Education, this reality gains different meanings and contexts in the day-to-day of the classroom, considering that children in this modality of teaching usually learn based on the fields of experiences, interaction with the environment and more possibilities. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo realiza uma investigação sobre o letramento e a alfabetização para a aprendizagem de crianças que cursam a Educação Infantil, considerando também a perspectiva lúdica, em que as crianças aprendem brincando, com o uso de situações concretas, dentre outras estratégias de ensino. Com isso, o objetivo principal do estudo foi compreender como se dá o processo no ensino aprendizagem diante da prática do letramento e alfabetização na Educação Infantil. Dessa maneira, para que o objeto de pesquisa fosse delimitado dentro do esperado, almejou-se ainda distinguir letramento e alfabetização, expondo as contribuições que o processo de ensino aprendizagem possui para a Educação Infantil. Portanto a busca foi realizada em bibliotecas virtuais, sendo selecionados artigos científicos, livros em PDF, legislações etc, que se configurou em uma pesquisa de cunho bibliográfico e como tal procurou evidenciar a relevância do tema para a prática docente na Educação Infantil. Logo, conclui-se que o letramento e alfabetização andam juntos na construção de uma aprendizagem significativa e quando se trata de Educação Infantil, essa realidade ganha diferentes significados e contextos no dia-a-dia da sala de aula, considerando que as crianças nessa modalidade de ensino costumam aprender com base nos campos de experiências, a interação com o meio e de mais possibilidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Harli Rodrigues Pereira (harli.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-08T20:34:42Z No. of bitstreams: 1 tcc_Harli Rodrigues Pereira.pdf: 1094467 bytes, checksum: 901ec674c4a78852290256e1b41dde60 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-10T13:37:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Harli Rodrigues Pereira.pdf: 1094467 bytes, checksum: 901ec674c4a78852290256e1b41dde60 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-10T13:38:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Harli Rodrigues Pereira.pdf: 1094467 bytes, checksum: 901ec674c4a78852290256e1b41dde60 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-10T13:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Harli Rodrigues Pereira.pdf: 1094467 bytes, checksum: 901ec674c4a78852290256e1b41dde60 (MD5) Previous issue date: 2022-10-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Harli Rodrigues Pereira.pdf | tcc_Harli Rodrigues Pereira | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.