Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3546
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO INFANTIL E AFETIVIDADE: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM |
Autor(es): | Carvalho, Maria José Rocha de |
Primeiro Orientador: | Machado, José Henrique Rodrigues |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Adriana Lira |
Segundo Membro da Banca: | Benício, Edgard Ricardo |
Resumo: | O presente trabalho trata de analisar a relevância da afetividade como estratégia pedagógica na construção do aprendizado. Com o objetivo de compreender a importância da afetividade para a formação da criança. Ao pontuar os objetivos específicos referente à; Discutir a relação da afetividade em documentos oficiais da educação infantil, em especial a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Refletir sobre afetividade segundo Piaget, Vygotsky e Wallon. Analisar a contribuição da relação professor e aluno para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Os resultados apontaram a presença do afeto na relação entre professor e alunos, alunos e alunos, ao observar sua forte influência na convivência escolar refletida diretamente na aceitação das crianças pelo processo de aprendizagem. Como as práticas pedagógicas, de base construtivista e interacionista possibilitam que o conhecimento da criança seja partilhado e refletido em atividades individuais e coletivas. Considera a relevância da contribuição da afetividade gerada em um ambiente escolar, com possibilidades para transformar o conhecimento em experiências, conforme planejado para despertar nas crianças as curiosidades e prazer por aprender, ao inspirar positivamente o processo de aprendizagem. |
Abstract: | The present work aims to analyze the relevance of affectivity as a pedagogical strategy in the construction of learning. In order to understand the importance of affectivity for the child's education. By scoring the specific objectives related to; Discuss the relationship of affectivity in official documents of early childhood education, especially the Common National Curriculum Base - BNCC (2018). Reflect on affectivity according to Piaget, Vygotsky and Wallon. To analyze the contribution of the teacher and student relationship to the development of the teaching and learning process in early childhood education. The results indicated the presence of affection in the relationship between teacher and students, students and students, observing its strong influence on school life directly reflected in the acceptance of children by the learning process. As pedagogical practices, constructivist and interactionist basis allow the knowledge of the child to be shared and reflected in individual and collective activities. It considers the relevance of the contribution of the affectivity generated in a school environment, with possibilities to transform knowledge into experiences, as planned to awaken in children the curiosities and pleasure to learn, by positively inspiring the learning process. |
Palavras-chave: | Afetividade Educação Infantil Ensino-aprendizagem |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3546 |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tccMaria Jose Rocha de Carvalho.pdf | 714,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.