Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana Lira-
dc.contributor.referee2Benício, Edgard Ricardo-
dc.creatorCarvalho, Maria José Rocha de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7418209066988534pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-10T13:32:42Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-04-10T13:32:42Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3546-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the relevance of affectivity as a pedagogical strategy in the construction of learning. In order to understand the importance of affectivity for the child's education. By scoring the specific objectives related to; Discuss the relationship of affectivity in official documents of early childhood education, especially the Common National Curriculum Base - BNCC (2018). Reflect on affectivity according to Piaget, Vygotsky and Wallon. To analyze the contribution of the teacher and student relationship to the development of the teaching and learning process in early childhood education. The results indicated the presence of affection in the relationship between teacher and students, students and students, observing its strong influence on school life directly reflected in the acceptance of children by the learning process. As pedagogical practices, constructivist and interactionist basis allow the knowledge of the child to be shared and reflected in individual and collective activities. It considers the relevance of the contribution of the affectivity generated in a school environment, with possibilities to transform knowledge into experiences, as planned to awaken in children the curiosities and pleasure to learn, by positively inspiring the learning process.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de analisar a relevância da afetividade como estratégia pedagógica na construção do aprendizado. Com o objetivo de compreender a importância da afetividade para a formação da criança. Ao pontuar os objetivos específicos referente à; Discutir a relação da afetividade em documentos oficiais da educação infantil, em especial a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Refletir sobre afetividade segundo Piaget, Vygotsky e Wallon. Analisar a contribuição da relação professor e aluno para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Os resultados apontaram a presença do afeto na relação entre professor e alunos, alunos e alunos, ao observar sua forte influência na convivência escolar refletida diretamente na aceitação das crianças pelo processo de aprendizagem. Como as práticas pedagógicas, de base construtivista e interacionista possibilitam que o conhecimento da criança seja partilhado e refletido em atividades individuais e coletivas. Considera a relevância da contribuição da afetividade gerada em um ambiente escolar, com possibilidades para transformar o conhecimento em experiências, conforme planejado para despertar nas crianças as curiosidades e prazer por aprender, ao inspirar positivamente o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rocha de Carvalho (maria.jose1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-08T17:34:39Z No. of bitstreams: 1 maria jose repositorio.pdf: 731403 bytes, checksum: 45ce3ea2be3587d380618c37f9d20423 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-10T13:29:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 maria jose repositorio.pdf: 731403 bytes, checksum: 45ce3ea2be3587d380618c37f9d20423 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-10T13:31:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 maria jose repositorio.pdf: 731403 bytes, checksum: 45ce3ea2be3587d380618c37f9d20423 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-10T13:32:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 maria jose repositorio.pdf: 731403 bytes, checksum: 45ce3ea2be3587d380618c37f9d20423 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INFANTIL E AFETIVIDADE: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tccMaria Jose Rocha de Carvalho.pdf714,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.