Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3529
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DISLEXIA: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
Autor(es): Peres, Sávia Kauara Souza Ataídes
Primeiro Orientador: Mendonça, Weslene Freitas
Resumo: A dislexia compreende um tipo de transtorno que leva à uma série de dificuldades de aprendizagem, principalmente às relacionadas à aquisição de leitura e escrita. O sujeito disléxico apresenta uma série de características que vão desde incompreensão leitura, até a decodificação e entendimento de enunciados. A dislexia não é uma doença e os indivíduos disléxicos irão conviver com esse transtorno a vida toda. Mesmo não tendo cura, é possível aos disléxicos desenvolver várias potencialidades, não podendo sua aprendizagem ser restringida somente às dificuldades. Diante disso, é que o presente estudo se voltou para a dislexia, visando resposta sobre quais as estratégias podem ser utilizadas pelos docentes, de forma que o conhecimento seja adquirido. Não obstante, o objetivo central do estudo esteve em conhecer os fatores que dificultam o aprendizado da criança com dislexia e as estratégias de ensino que os profissionais da educação utilizam para conduzir o aprendizado. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada em estudos científicos contidos em sites de busca acadêmica e repositórios institucionais. Dentre os autores utilizados, é possível citar Pennington (1997), Moura (2013) e Carvalho, Santos e Nogueira (2016). Dentre os resultados obtidos, denotamos a importância do diagnóstico precoce da dislexia, para que o professor possa efetivar um trabalho individualizado voltado para a aprendizagem da criança disléxica.
Abstract: Dyslexia comprises a type of disorder that leads to a series of learning difficulties, mainly those related to the acquisition of reading and writing. The dyslexic subject presents a series of characteristics that range from incomprehension of reading, to the decoding and understanding of utterances. Dyslexia is not a disease and dyslexic individuals will live with this disorder for their entire lives. Even though there is no cure, it is possible for dyslexics to develop several potentialities, and their learning cannot be restricted only to difficulties. In view of this, the present study turned to dyslexia, aiming to answer what strategies can be used by teachers, so that knowledge is acquired. However, the main objective of the study was to know the factors that hinder the learning of children with dyslexia and the teaching strategies that education professionals use to conduct learning. The methodology used was bibliographical research, based on scientific studies contained in academic search sites and institutional repositories. Among the authors used, it is possible to mention Pennington (1997), Moura (2013) and Carvalho, Santos and Nogueira (2016). Among the results obtained, we denote the importance of an early diagnosis of dyslexia, so that the teacher can carry out an individualized work aimed at the learning of the dyslexic child.
Palavras-chave: Dislexia
Aprendizagem
Leitura
Diagnóstico
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3529
Data do documento: 21-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Sávia Kauara Souza Ataídes Peres.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.