Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3526
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE TECNOLOGIAS PARA O POCESSO DE ENSINO E APRENDIZGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Delmondes, Cristiane de Oliveira
Primeiro Orientador: Machado, José Henrique Rodrigues
Resumo: A utilização das Tecnologias como recurso didático no ambiente escolar contribui para uma melhor qualidade de ensino, pois proporciona um maior envolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem. Com base nos resultados obtidos na análise de conteúdo, foi possível concluir que a utilização das tecnologias como recurso didático no ambiente escolar, contribui para uma melhor qualidade de ensino, pois proporciona um maior envolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem. A viabilidade do uso de tecnologia na educação Infantil é um dos principais pontos a serem discutidos, considerando que os principais obstáculos são os precários os acessos a equipamentos e a falta de um olhar específico para a tecnologia nas políticas de formação de professores. Existem escolas com infraestrutura básica extremamente ruim, sem energia elétrica, por exemplo, o que impossibilita o uso de aparelhos eletrônicos. Daí a necessidade de pesquisarmos tal temática. A pesquisa será realizada em escolas públicas e privada da Rede Municipal de Aparecida de Goiânia e Goiânia. Com a comunidade escolar de classe econômica média- baixa e baixa. Com contribuição de pais, docentes e profissionais da educação nestes municípios, e se configura como requisito para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância do Instituto Federal Goiano.
Abstract: In recent years there has been a significant increase in technological resources in the market, which are increasingly common in homes, companies, and institutions. This increase in access to technological resources, has generated greater demand for their use in education. The use of technological resources in the educational context, has been being discussed by a wide range of researchers, in order to identify the best way to use these resources in the classroom, to contribute to the improvement of the educational process. In this sense, the present study aims to analyze the use of Information and Communication Technologies, by pre-school teachers, in the teaching-learning process. In relation to this educational objective, this research will present a study of a qualitative nature, on the postures adopted by the Kindergarten Schools, bringing to light a new educational practice, capable of serving as a subsidy for the use of Technologies with the universe of children. As a hypothesis, the following was presented: The use of ICTs as didactic resource in the school environment, contributes to a better quality of teaching, since it promotes a greater involvement of children in the teaching and learning process. Based on the results obtained in the content analysis, it was possible to conclude that the use of ICTs as didactic resource in the school environment, contributes to a better quality of teaching, since it promotes a greater involvement of children in the teaching and learning process. The feasibility of using technology in early childhood education is one of the main points to be discussed, considering that the main resources are the precarious teachers and equipment, the lack of a specific look at technology training policies. Schools with extremely bad basic infrastructure, there are no electricity, for example, or which make it impossible to use electronic devices. Hence the need to research this topic. The research will be carried out in public and private schools of the Municipal Network of Aparecida de Goiânia and Goiânia. With middle-low and low economic class school community. With the contribution of parents, teachers and education professionals in these municipalities, and is configured as a requirement for the Course Completion Work (TCC), of the Degree in Pedagogy and Professional and Technological Education in Distance Mode of the Instituto Federal Goiano.
Palavras-chave: Educação
Ensino-aprendizagem
Tecnologia
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3526
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cristiane de Oliveira Delmondes.pdf490,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Cristiane de Oliveira Delmondes.pdf515,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Cristiane de Oliveira Delmondes.pdf240,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.