Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3510
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EXPERIÊNCIAS COM PROJETOS DE ENSINO NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)
Autor(es): Barros, Ester Leão
Primeiro Orientador: Tavares, Jussana Maria
Primeiro Membro da Banca: Teixeira, Agda Lovato
Segundo Membro da Banca: Issa, Silvia Aparecida Caixeta
Terceiro Membro da Banca: Tavares, Jussana Maria
Resumo: A fim de aproximar o aluno da teoria à prática foi desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP). O PIBID possui o objetivo de inserir o aluno na realidade das escolas públicas e por meio das atividades desenvolvidas, este possavivenciar a prática docente e propor mudanças na instituição escolar. Ao longo dos anos o PIBID passou por reformulações, de modo que atualmente contempla apenas os primeiros 2 anos das licenciaturas. Assim, com essas mudanças foi criado o PRP que possui o intuito de aproximar o licenciando da teoria à prática, além disso, reformular o estágio supervisionado. Ao ter em vista a importância desses dois programas na vida acadêmica de milhares de alunos, o presente trabalho possui como objetivo geral comparar os programas PIBID e PRP e como objetivos específicos analisar as percepções de uma licencianda acerca de ambos os programas de maneira a verificar as suas contribuições e entender o seufuncionamento na prática para assim buscar possíveis melhorias. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica que buscou entender a forma junto com os autores - Burggrever; Mormul; Filho; Souza; Paniago; Almeida; Brasil; Freitas e Pimenta – a importância dos programas e posteriormente foi relatado as práticas e projetos realizados pela docente. De modo geral, é perceptível que o PIBID e a PRP contribuíram positivamente para o crescimento acadêmico da licencianda e que são de suma importância para a associação da teoria à práxis.
Abstract: In order to bring students closer to theory and practice, the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) were developed. The PIBID has the objective of inserting the student in the reality of public schools and through the activities developed, he can experience the teaching practice and propose changes in the school institution. Over the years, PIBID has undergone reformulations, so that it currently only covers the first 2 years of undergraduate degrees. Thus, with these changes, the PRP was created, which aims to bring the student from theory topractice, in addition, to reformulate the supervised internship. Bearing in mind the importance of these two programs in the academic life of thousands of students, the present work has the general objective of comparing the PIBID and PRP programs and the specific objectives of analyzing the perceptions of a licensee about both programs in order to verify the their contributions and understand how they work in practice in order to seek possible improvements. For that, a bibliographic review was carried out that sought to understand the form together with the authors - Burggrever; Mormul; Son; Souza and Paniago – the importance of the programs and later the practices and projects carried out by the teacher were reported. In general, it is noticeable that the PIBID and the PRP contributed positively to the academic growth of the licensee and that they are of paramount importance for the association of theory and practice.
Palavras-chave: Formação Docente
Pibid
Residência Pedagógica
Projetos de Ensino
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3510
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Ester Leão.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.