Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3459
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONHECENDO O CERRADO: RELATO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autor(es): Gomes, Leonardo Elias
Primeiro Orientador: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio dos alunos de uma escola da rede pública, em relação ao bioma do Cerrado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a observação e diagnóstico da realidade escolar, onde foram desenvolvidas sete aulas que contemplassem esse tópico, a fim de que eles obtivessem uma habilidade de pensamento crítico sobre suas práticas, e entendessem a necessidade de preservação do Cerrado. Observou-se que, apesar de estar presente no estado de Goiás, os estudantes geralmente não tem conhecimento sobre esse bioma. As respostas dos alunos às perguntas sobre o conhecimento do assunto tornaram-se mais elaboradas ao longo das aulas, provando que a abordagem foi bem-sucedida, infundindo uma compreensão mais profunda do assunto. Em função do pouco tempo de observação nessa escola, para uma conclusão mais eficaz, recomenda-se pesquisas futuras mais aprofundadas.
Abstract: This study aimed to evaluate the previous knowledge of the students of a public school, in relation to the Cerrado biome. This is a qualitative research, involving the observation and diagnosis of the school reality, where seven classes were developed that contemplated this topic, so that they obtained a critical thinking ability about their practices, and understood the need for preservation of the Cerrado. It was observed that, despite being present in the state of Goiás, students generally have no knowledge about this biome. Students' answers to questions about knowledge of the subject became more elaborate throughout the classes, proving that the approach was successful, infusing a deeper understanding of the subject. Due to the short observation time in this school, for a more effective conclusion, further research is recommended.
Palavras-chave: Aluno
Cerrado
Ensino
Estagio
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3459
Data do documento: 8-Mar-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo Elias Gomes.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.