Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3428
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LETRAMENTO LITERÁRIO: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO EM SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL
Autor(es): Silva, Zildete Batista dos Santos
Primeiro Orientador: Sales, Paulo Alberto da Silva
Primeiro Membro da Banca: Mesquita, Marina Cardozo
Segundo Membro da Banca: Araújo, Fernanda Nunes de
Resumo: O presente projeto científico, tem como temática o Letramento Literário, posicionando o objetivo de pesquisa para encontrar a sua definição, assim como fazer uma reflexão sobre o letramento e como se pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos em fase escolar – uma visão geral, desde os mais novos, aos mais velhos que buscam o domínio da leitura e da escrita. Entendendo que o letramento é um tema complexo e que ele percorreu um longo caminho até se chegar à definição de letramento que se formou hoje, e ainda sendo tema de debates em torno da educação, fez se um estudo, de forma introdutória, sobre a referência de autores como Ângela B. Kleiman, Brain V. Street, Magna Soares, dentro outros que desenvolveram trabalhos sobre letramento. São imensas as dimensões que abordam o tema letramento, porém essa pesquisa introdutória se resume ao letramento escolar. Pretende se levantar reflexões sobre as dificuldades de aprender a ler e escrever que os alunos das series iniciais enfrentam para vencer esses desafios e como o letramento pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e a escrita quando esta é inserida no contexto sociocultural da realidade da criança. Não trata de uma receita pronta do caminho correto, mas sim uma possível contribuição como ferramenta tanto para professores e alunos, que possa facilitar e melhorar por meio do letramento o domínio da leitura e escrita nas escolas.
Abstract: The present scientific project has as its theme Literary Literacy, positioning the research objective to find its definition, as well as to make a reflection on literacy and how it can contribute to the development of reading and writing of students in school phase – an overview, from the younger ones, to the older ones who seek the mastery of reading and writing. Understanding that literacy is a complex theme and that it has come a long way to reach the definition of literacy that has formed today, and still being the subject of debates around education, it was made an introductory study on the reference of authors such as Angela B. Kleiman, Brain V. Street, Magna Soares, among others who developed works on literacy. There are immense dimensions that address the theme literacy, but this introductory research is limited to school literacy. It intends to raise reflections on the difficulties of learning to read and write that the students of the initial series face to overcome these challenges and how literacy can contribute to the development of reading and writing when it is inserted in the sociocultural context of the child's reality. It is not a ready recipe of the correct path, but a possible contribution as a tool for both teachers and students, which can facilitate and improve through literacy the understanding of reading and writing in schools.
Palavras-chave: Letramento literário
Leitura e escrita
Escola
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3428
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_letramento_SANTOS_SILVA_ZILDETE.pdf379,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.