Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sales, Paulo Alberto da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235713534521313pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Marina Cardozo-
dc.contributor.referee2Araújo, Fernanda Nunes de-
dc.creatorSilva, Zildete Batista dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6047208359885313pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T19:56:22Z-
dc.date.available2023-04-01-
dc.date.available2023-03-06T19:56:22Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3428-
dc.description.abstractThe present scientific project has as its theme Literary Literacy, positioning the research objective to find its definition, as well as to make a reflection on literacy and how it can contribute to the development of reading and writing of students in school phase – an overview, from the younger ones, to the older ones who seek the mastery of reading and writing. Understanding that literacy is a complex theme and that it has come a long way to reach the definition of literacy that has formed today, and still being the subject of debates around education, it was made an introductory study on the reference of authors such as Angela B. Kleiman, Brain V. Street, Magna Soares, among others who developed works on literacy. There are immense dimensions that address the theme literacy, but this introductory research is limited to school literacy. It intends to raise reflections on the difficulties of learning to read and write that the students of the initial series face to overcome these challenges and how literacy can contribute to the development of reading and writing when it is inserted in the sociocultural context of the child's reality. It is not a ready recipe of the correct path, but a possible contribution as a tool for both teachers and students, which can facilitate and improve through literacy the understanding of reading and writing in schools.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto científico, tem como temática o Letramento Literário, posicionando o objetivo de pesquisa para encontrar a sua definição, assim como fazer uma reflexão sobre o letramento e como se pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos em fase escolar – uma visão geral, desde os mais novos, aos mais velhos que buscam o domínio da leitura e da escrita. Entendendo que o letramento é um tema complexo e que ele percorreu um longo caminho até se chegar à definição de letramento que se formou hoje, e ainda sendo tema de debates em torno da educação, fez se um estudo, de forma introdutória, sobre a referência de autores como Ângela B. Kleiman, Brain V. Street, Magna Soares, dentro outros que desenvolveram trabalhos sobre letramento. São imensas as dimensões que abordam o tema letramento, porém essa pesquisa introdutória se resume ao letramento escolar. Pretende se levantar reflexões sobre as dificuldades de aprender a ler e escrever que os alunos das series iniciais enfrentam para vencer esses desafios e como o letramento pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e a escrita quando esta é inserida no contexto sociocultural da realidade da criança. Não trata de uma receita pronta do caminho correto, mas sim uma possível contribuição como ferramenta tanto para professores e alunos, que possa facilitar e melhorar por meio do letramento o domínio da leitura e escrita nas escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zildete Batista dos Santos Silva (zildete.batista@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-02T20:03:35Z No. of bitstreams: 1 artigo_letramento_SANTOS_SILVA_ZILDETE.pdf: 357450 bytes, checksum: 0a9eab461966233ea2e8c3ef57810daf (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Zidelte informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -O TCAE tem que estar preenchido e não apenas só assinado Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf --- on 2023-03-03T18:24:21Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Zildete Batista dos Santos Silva (zildete.batista@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-03T21:00:56Z No. of bitstreams: 1 artigo_letramento_SANTOS_SILVA_ZILDETE.pdf: 388808 bytes, checksum: 33378c9db40f8a05dc9f692eb9d58914 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-06T19:52:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_letramento_SANTOS_SILVA_ZILDETE.pdf: 388808 bytes, checksum: 33378c9db40f8a05dc9f692eb9d58914 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-06T19:52:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_letramento_SANTOS_SILVA_ZILDETE.pdf: 388808 bytes, checksum: 33378c9db40f8a05dc9f692eb9d58914 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-06T19:56:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_letramento_SANTOS_SILVA_ZILDETE.pdf: 388808 bytes, checksum: 33378c9db40f8a05dc9f692eb9d58914 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLETRAMENTO LITERÁRIO: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO EM SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_letramento_SANTOS_SILVA_ZILDETE.pdf379,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.