Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3423
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF GOIANO
Autor(es): Pego, Douglas Souza
Primeiro Orientador: Gonçalves, Elisabete Alerico
Primeiro Membro da Banca: Felício, Cinthia Maria
Segundo Membro da Banca: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Resumo: O estudo relacionado à HFC possibilita aos alunos, entender e relacionar ciência no que diz respeito aos aspectos metacientíficos. Devido à própria imagem de ciência que ainda se promove nas aulas, a HFC vem sendo um modo de fundamentar, avaliar e explicitar as particularidades das ciências. Objetiva-se analisar a relevância da HFC como construção de saberes necessários à formação de professores de química, bem como sua necessidade nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), sendo desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. A partir da análise dos PPCs, do quadro docente e dos enfoques pedagógicos que compõe o currículo, conclui-se que ainda é restrita a visão sobre a importância da HFC para a formação do futuro docente de química, assim como as contribuições desse campo do conhecimento para o ensino nos cursos de formação de professores de química. Percebe-se, que esta visão está relacionada à própria formação dos docentes que atuam nos cursos de LQ do IF Goiano e do que está nos PPCs. Verificou-se ainda, a partir das pesquisas bibliográficas que a HFC contribui para conter os preconceitos que socialmente se criaram em torno da química e do que ela se propõe e que, a partir de um currículo que engloba a HFC, se pode, de maneira fundamentada, conhecer e discutir com maior profundidade, os conhecimentos populares, desconstruindo preconceitos e, por meio deste, adotar um olhar humanista da ciência a ser ensinada.
Abstract: The study on the history of the philosophy of science (HPS) enables students to understand and relate science about meta-scientific aspects. Due to the very image of science that is still promoted in the classroom, HFC has been a way of substantiating, evaluating, and explaining the particularities of science. The objective of this study was to analyze the relevance of HPS as a construction of knowledge necessary for the training of chemistry teachers, as well as its need in the curricula of the Degree in Chemistry courses at the Instituto Federal Goiano (IF Goiano). The study was carried out through qualitative, exploratory research, bibliography, and documents analyses. From the analysis of the course pedagogical projects CPPs, the teaching staff and the pedagogical approaches that make up the curriculum, it is concluded that the view on the importance of HPS for the training of future chemistry teachers is still restricted, as well as the contributions of this field of knowledge for teaching in chemistry teacher training courses. This view is related to the training of the teachers who work in the degree in chemistry courses at the IF Goiano and what is in the CPPs. It was also verified that the HPS contributes to contain the prejudice that was socially created around chemistry area and its proposals and, based on a curriculum that encompasses the HPS, one can know and discuss popular knowledge in greater depth, deconstructing prejudices and, consequently, adopt a humanist view of the science to be taught.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência
Currículo
Olhar Humanista da Ciência
Licenciatura em Química
Dimensão Metacientífica
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3423
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Douglas Souza Pego.pdfA HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF GOIANO953,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.