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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Elisabete Alerico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7492167335340495pt_BR
dc.contributor.referee1Felício, Cinthia Maria-
dc.contributor.referee2Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.creatorPego, Douglas Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2040018874264604pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T17:48:13Z-
dc.date.available2023-03-02-
dc.date.available2023-03-03T17:48:13Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3423-
dc.description.abstractThe study on the history of the philosophy of science (HPS) enables students to understand and relate science about meta-scientific aspects. Due to the very image of science that is still promoted in the classroom, HFC has been a way of substantiating, evaluating, and explaining the particularities of science. The objective of this study was to analyze the relevance of HPS as a construction of knowledge necessary for the training of chemistry teachers, as well as its need in the curricula of the Degree in Chemistry courses at the Instituto Federal Goiano (IF Goiano). The study was carried out through qualitative, exploratory research, bibliography, and documents analyses. From the analysis of the course pedagogical projects CPPs, the teaching staff and the pedagogical approaches that make up the curriculum, it is concluded that the view on the importance of HPS for the training of future chemistry teachers is still restricted, as well as the contributions of this field of knowledge for teaching in chemistry teacher training courses. This view is related to the training of the teachers who work in the degree in chemistry courses at the IF Goiano and what is in the CPPs. It was also verified that the HPS contributes to contain the prejudice that was socially created around chemistry area and its proposals and, based on a curriculum that encompasses the HPS, one can know and discuss popular knowledge in greater depth, deconstructing prejudices and, consequently, adopt a humanist view of the science to be taught.pt_BR
dc.description.resumoO estudo relacionado à HFC possibilita aos alunos, entender e relacionar ciência no que diz respeito aos aspectos metacientíficos. Devido à própria imagem de ciência que ainda se promove nas aulas, a HFC vem sendo um modo de fundamentar, avaliar e explicitar as particularidades das ciências. Objetiva-se analisar a relevância da HFC como construção de saberes necessários à formação de professores de química, bem como sua necessidade nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), sendo desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. A partir da análise dos PPCs, do quadro docente e dos enfoques pedagógicos que compõe o currículo, conclui-se que ainda é restrita a visão sobre a importância da HFC para a formação do futuro docente de química, assim como as contribuições desse campo do conhecimento para o ensino nos cursos de formação de professores de química. Percebe-se, que esta visão está relacionada à própria formação dos docentes que atuam nos cursos de LQ do IF Goiano e do que está nos PPCs. Verificou-se ainda, a partir das pesquisas bibliográficas que a HFC contribui para conter os preconceitos que socialmente se criaram em torno da química e do que ela se propõe e que, a partir de um currículo que engloba a HFC, se pode, de maneira fundamentada, conhecer e discutir com maior profundidade, os conhecimentos populares, desconstruindo preconceitos e, por meio deste, adotar um olhar humanista da ciência a ser ensinada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Douglas Souza Pego (douglas.pego@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-02T15:35:19Z No. of bitstreams: 2 TCC_DOUGLAS_SOUZA_PEGO.pdf: 976876 bytes, checksum: d4b5b723d4002b19798da8af5ee9d2a4 (MD5) Nada Consta IF.pdf: 41066 bytes, checksum: 9be42c92848539b10a14bd8faf7d7b52 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e Filosofia da Ciênciapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectOlhar Humanista da Ciênciapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
dc.subjectDimensão Metacientíficapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleA HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF GOIANOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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