Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3407
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) |
Autor(es): | Pagotto, Michelly |
Primeiro Orientador: | Sales, Paulo Alberto |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a identificação e o atendimento educacional especializado para alunos com AH/SD no sistema regular de ensino. Também, objetiva-se verificar quais são as características dos alunos com AH/SD; apresentar quais são os pressupostos teóricos e a legislação sobre o tema; e verificar como ocorre o Atendimento Educacional Especializado para alunos com AH/SD. A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva, sendo a estratégia metodológica a revisão bibliográfica. Os resultados apontaram que a legislação inclui esses alunos no público-alvo da Educação Especial, que existem características gerais, características de aprendizagem e características do pensamento criativo que distingue esses alunos dos demais e que o atendimento educacional especializado ocorre por meio do agrupamento, da aceleração e do enriquecimento curricular. |
Abstract: | This article aims to analyze the identification and specialized educational assistance for students with AH/DS in the regular education system. Also, the objective is to verify what are the characteristics of students with AH/SD; present the theoretical assumptions and legislation on the subject; and verify how the Specialized Educational Assistance for students with AH/SD occurs. The methodological approach is qualitative, descriptive, and the methodological strategy is the literature review. The results showed that the legislation includes these students in the target audience of Special Education, that there are general characteristics, learning characteristics and characteristics of creative thinking that distinguish these students from the others and that specialized educational service occurs through grouping, acceleration and curriculum enrichment. |
Palavras-chave: | Altas Habilidades/Superdotação Identificação Atendimento |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3407 |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO FINAL-TCC-MICHELLYGOIASPAGOTTO_2022.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 404,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo_de_autorizacao_TCAE.pdf | TCAE | 108,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata_concluída_Michlelly_Pagotto (1).pdf | ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO | 195,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.