Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3402
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: COMPREENDENDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MATEMÁTICA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19
Título(s) alternativo(s): Understanding educational mathematics practices in the early years of elementary school in the period of the covid-19 pandemic
Autor(es): Oliveira, Marilia
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo Lopes
Resumo: O Brasil, assim como outros países do mundo, enfrentou uma complexa pandemia, pela Covid-19, a qual causa crises respiratórias e infecções, muitas vezes, assintomáticas. Ficou conhecida no final do ano de 2019 e logo se espalhou pelo mundo. Com a suspensão das aulas, professores e as escolas como um todo tiveram que se reinventar e mudar suas práticas educativas, pois antes tinham sua sala de aula. Neste período de isolamento os docentes se organizaram e continuaram seu trabalho em casa. A matemática é uma área de conhecimento que foi construída a partir do desenvolvimento humano, sendo muito importante para toda sociedade. Este artigo apresenta os desafios em ensinar matemática para os alunos de Ensino Fundamental dos anos iniciais do 1° ao 5° ano, no contexto da pandemia, a partir de dados coletados, através de uma pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas cinco professoras da cidade de Ceres, Jaraguá e Goianésia. Pretendemos avaliar quais as dificuldades que as professoras encontraram ao ensinar matemática nos anos iniciais. Quais as metodologias foram aplicadas para atender a todos os alunos, e as adaptações que aconteceram. Através da entrevista foi gerados cinco fios condutores que abordam as práticas pedagógicas das professoras de como prosseguiram seu trabalho.
Abstract: Brazil, like other countries in the world, faced a complex pandemic caused by Covid-19, which causes respiratory crises and infections, often asymptomatic. It became known at the end of 2019 and soon spread around the world. With the suspension of classes, teachers and schools as a whole had to reinvent themselves and change their educational practices, as they used to have their own classrooms. In this period of isolation, teachers organized and continued their work at home. Mathematics is an area of knowledge that was built from human development, being very important for every society. This article presents the challenges in teaching mathematics to elementary school students from the 1st to 5th grades, in the context of the pandemic, based on data collected through qualitative research. Five teachers from the cities of Ceres, Jaraguá and Goianésia were interviewed. We intend to assess the difficulties the teachers encountered when teaching mathematics in the early years. Which methodologies were applied to meet all students needs, and the adaptations that took place. Through the interview, five threads were generated that address the pedagogical practices and the teachers of how they continued their work.
Palavras-chave: Covid-19
Ensino de Matemática
Prática Pedagógica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3402
Data do documento: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc-Marília Alves de Oliveira.pdfartigo final395,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Ata da defesa_Marília Alves de Oliveira.pdfata e termo de ciência791,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.