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dc.contributor.advisor1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.creatorOliveira, Marilia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7777755959040969pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T01:17:48Z-
dc.date.available2023-02-20-
dc.date.available2023-02-27T01:17:48Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3402-
dc.description.abstractBrazil, like other countries in the world, faced a complex pandemic caused by Covid-19, which causes respiratory crises and infections, often asymptomatic. It became known at the end of 2019 and soon spread around the world. With the suspension of classes, teachers and schools as a whole had to reinvent themselves and change their educational practices, as they used to have their own classrooms. In this period of isolation, teachers organized and continued their work at home. Mathematics is an area of knowledge that was built from human development, being very important for every society. This article presents the challenges in teaching mathematics to elementary school students from the 1st to 5th grades, in the context of the pandemic, based on data collected through qualitative research. Five teachers from the cities of Ceres, Jaraguá and Goianésia were interviewed. We intend to assess the difficulties the teachers encountered when teaching mathematics in the early years. Which methodologies were applied to meet all students needs, and the adaptations that took place. Through the interview, five threads were generated that address the pedagogical practices and the teachers of how they continued their work.pt_BR
dc.description.resumoO Brasil, assim como outros países do mundo, enfrentou uma complexa pandemia, pela Covid-19, a qual causa crises respiratórias e infecções, muitas vezes, assintomáticas. Ficou conhecida no final do ano de 2019 e logo se espalhou pelo mundo. Com a suspensão das aulas, professores e as escolas como um todo tiveram que se reinventar e mudar suas práticas educativas, pois antes tinham sua sala de aula. Neste período de isolamento os docentes se organizaram e continuaram seu trabalho em casa. A matemática é uma área de conhecimento que foi construída a partir do desenvolvimento humano, sendo muito importante para toda sociedade. Este artigo apresenta os desafios em ensinar matemática para os alunos de Ensino Fundamental dos anos iniciais do 1° ao 5° ano, no contexto da pandemia, a partir de dados coletados, através de uma pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas cinco professoras da cidade de Ceres, Jaraguá e Goianésia. Pretendemos avaliar quais as dificuldades que as professoras encontraram ao ensinar matemática nos anos iniciais. Quais as metodologias foram aplicadas para atender a todos os alunos, e as adaptações que aconteceram. Através da entrevista foi gerados cinco fios condutores que abordam as práticas pedagógicas das professoras de como prosseguiram seu trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Alves de Oliveira (marilia.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-23T14:20:21Z No. of bitstreams: 4 Ata da defesa (1).pdf: 437944 bytes, checksum: 1e629d6b281ac21a6a279d518b1d7c92 (MD5) DECLARAÇÃO DE ARTIGO CORRIGIDO -MARILIA (1).pdf: 158317 bytes, checksum: 3c0e9571abca68dba1b87365d56f5b45 (MD5) termo.pdf: 364103 bytes, checksum: bfce7225e55976722bba37b5e4d040ec (MD5) Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (1).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Marília informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2023-02-23T17:41:48Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marilia Alves de Oliveira Alves de Oliveira (marilia.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-24T18:51:13Z No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (1).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_merged.pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-27T01:08:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (1).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_merged.pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-27T01:14:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (1).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_merged.pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-27T01:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (1).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_merged.pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5) Previous issue date: 2023-02-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALVES,L.L;A importância da matemática nos anos iniciais.In:XXII EREMATSUL,21-23 de julho de 2016,Curitiba. Disponível em : https://wp.ufpel.edu.br/geemai/files/2017/11/A-IMPORT%C3%82NCIA-DA-MATEM%C3%81TICA-NOS-ANOS-INICIAS.pdf. Acesso em 05 jan. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em: 15 nov. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diretoria de Estatísticas Educacionais. Brasília-DF: Inep/Mec,2022. BRASIL.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.Conheça os perfis dos professores brasileiros.Assesoria de comunicação social do Inep,2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/conheca-o-perfil-dos-professores-brasileiros. Acesso em: 21 nov. 2022. BRASIL.Lei de diretrizes e bases da educação.Brasília,1996. Senado Federal.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em : 18 abr. 2022. BRASIL.Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Brasília, 2020.Censo da Educação Básica 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. BRASIL.Portaria n°188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário Oficial Da União. Edição: 24-A | Seção: 1 – Extra, página:1,2020. Disponível em : https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em : 14 abr. 2022. BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática .Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. CUNHA,L.F.F.C.;SILVA,A,S.;SILVA,A.P. Ensino Remoto no Brasil em tempos de pandemia: Diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso a educação. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924/553.Acesso em : 15 abr. 2022. FIRMINO,Simone Gomes;FERREIRA,Gustavo Lopes.A educação na pandemia do novo coronavírus uma excepcionalidade ou uma prioridade? ISSN.1807-9342.Volume 16,n.1, ano 2020 Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/65388/35627. Acesso em : 01 ago. 2022. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica.Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira : 2021 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro : IBGE, 2021. 206 p. : il. - (Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica, ISSN 1516-3296 ; n. 44. Disponivel em : https://drive.google.com/file/d/18_AHvOtKNkza8fi6gqit_0GYIZMypPJO/view. Acesso em: 24 nov. 2022. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus,2010. MINAYO,M.; et al.Pesquisa social teoria, método e criatividade. Petrópolis 2002.Editora Vozes. MINAYO,M.C.S.; SANCHES,O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt. Acessado dia 22/08/2022. MIRANDA,K.;et al.Aulas remotas em tempo de pandemia:desafios e percepções de professores e alunos. In: Conedu VII Congresso Ncional da Educação. Disponível em < https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022. MOREIRA,J; SCHLEMMER,E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. In: Revista UFG, 2020,v.20. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438.Acesso 24 abr. 2022. OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde.2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/brasil. Acesso em 15 ago. 2022. Secretaria de Estado da Casa Civil. Governo do Estado de Goiás.Decreto nº 9.633, de 13 de março de 2020.Goiás sobre o combate á pandemia do coronavírus. Legislação relacionada á Covid19,2022. Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103012/decreto-9633.Acesso em : 14 abr. 2022. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de Goiás. Aulas não presenciais: Governo lança portal de conteúdo para auxiliar alunos e professores. Goiânia, 2020. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/aulas-nao-presenciais-governo-de-goias-lanca-portal-de-conteudo-para-auxiliar-professores-e-alunos/. Acesso em : 12 abr. 2022. XAVIER,Ruth da Paz. O processo de ensino e aprendizagem da matemática durante o período de ensino remoto emergencial. 2020. 42 f. (Trabalho de conclusão de curso licenciatura em Matemática) Universidade Federal da Paraíba, Conde/PB,2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/19248/1/RPX30012021.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCOMPREENDENDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MATEMÁTICA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding educational mathematics practices in the early years of elementary school in the period of the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

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