Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3397
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: UM OLHAR DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
Título(s) alternativo(s): CHALLENGES OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING DURING THE PANDEMIC: A VIEW FROM PUBLIC PRIMARY EDUCATION TEACHERS
Autor(es): Oliveira, Amanda Abreu
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo Lopes
Resumo: Frente ao cenário pandêmico enfrentado a nível mundial, a educação brasileira teve que ser reinventada e planejada de modo a garantir o acesso de todos ao conhecimento mesmo em meio ao caos da pandemia e com as medidas de distanciamento social. A disciplina de Ciências e Biologia é, em grande parte, experimental e representou um grande desafio com a suspensão das aulas presenciais com finalidade de desacelerar o avanço do contágio do novo coronavírus. Desta forma, requer uma visão geral e um maior entendimento da percepção dos docentes sobre as práticas educativas e desafios encontrados durante o período de ensino remoto emergencial. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar a utilização das práticas educativas e os desafios do ensino-aprendizagem no ensino remoto emergencial encontradas por professoras ao lecionar remotamente Ciências e Biologia.
Abstract: Confronted with the pandemic scenario found worldwide, Brazilian education had to be reinvented and planned in order to guarantee access to knowledge for all, even in the midst of the chaos of the pandemic and measures of social distancing. The discipline of Sciences and Biology is largely practical and faced a great challenge with the suspension of presential classes as a measure slow the advance of the contagion of the new coronavirus. Thus, an overview and a greater understanding and perception of teachers in regards to educational practices and challenges encountered during the period of emergency remote teaching was required. Therefore, the objective of this work is to analyze the use of educational practices and the challenges of teaching-learning in emergency remote teaching encountered by teachers when remotely teaching Science and Biology.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial
Práticas Educativas
Ciências Biológicas
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3397
Data do documento: 5-Fev-2027
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Amanda Abreu Oliveira.pdf115,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
mon_especialização_Amanda Abreu.pdf401,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Amanda Abreu Oliveira.pdf426,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.