Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3397
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: UM OLHAR DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA |
Título(s) alternativo(s): | CHALLENGES OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING DURING THE PANDEMIC: A VIEW FROM PUBLIC PRIMARY EDUCATION TEACHERS |
Autor(es): | Oliveira, Amanda Abreu |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Gustavo Lopes |
Resumo: | Frente ao cenário pandêmico enfrentado a nível mundial, a educação brasileira teve que ser reinventada e planejada de modo a garantir o acesso de todos ao conhecimento mesmo em meio ao caos da pandemia e com as medidas de distanciamento social. A disciplina de Ciências e Biologia é, em grande parte, experimental e representou um grande desafio com a suspensão das aulas presenciais com finalidade de desacelerar o avanço do contágio do novo coronavírus. Desta forma, requer uma visão geral e um maior entendimento da percepção dos docentes sobre as práticas educativas e desafios encontrados durante o período de ensino remoto emergencial. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar a utilização das práticas educativas e os desafios do ensino-aprendizagem no ensino remoto emergencial encontradas por professoras ao lecionar remotamente Ciências e Biologia. |
Abstract: | Confronted with the pandemic scenario found worldwide, Brazilian education had to be reinvented and planned in order to guarantee access to knowledge for all, even in the midst of the chaos of the pandemic and measures of social distancing. The discipline of Sciences and Biology is largely practical and faced a great challenge with the suspension of presential classes as a measure slow the advance of the contagion of the new coronavirus. Thus, an overview and a greater understanding and perception of teachers in regards to educational practices and challenges encountered during the period of emergency remote teaching was required. Therefore, the objective of this work is to analyze the use of educational practices and the challenges of teaching-learning in emergency remote teaching encountered by teachers when remotely teaching Science and Biology. |
Palavras-chave: | Ensino Remoto Emergencial Práticas Educativas Ciências Biológicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3397 |
Data do documento: | 5-Fev-2027 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcae_Amanda Abreu Oliveira.pdf | 115,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
mon_especialização_Amanda Abreu.pdf | 401,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Amanda Abreu Oliveira.pdf | 426,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.