Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3395
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES
Autor(es): Dias, Larissa Pereira
Primeiro Orientador: Alvarenga, Elda
Primeiro Membro da Banca: Silva, Raquel Fernandes
Segundo Membro da Banca: Brisolla, Lívia
Resumo: Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos começam a serem formados, isto é, na infância, é o tema no qual este artigo se debruça. Nesse sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos, de forma prazerosa e significativa. O presente estudo tem por objetivo analisar em que medida a utilização de obras literárias nas práticas pedagógicas de professores interfere no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de crianças na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados apontam que o professor tem papel fundamental na utilização de obras literárias na educação infantil, é necessário que essa prática de leitura realmente se efetive com propostas concretas, desde a educação infantil, com crianças que ainda não se apropriaram do sistema alfabético, mas estão imersas na cultura escrita. Assim, essas crianças poderão ficar encantadas e fascinadas com o mundo literário
Abstract: As a theme, this article focuses on recognizing the importance of children's literature and encouraging the formation of the reading habit at the age when all habits begin to be formed, that is, in childhood. In this way, children's literature is a path that leads the child to develop imagination, emotions and feelings, in a pleasant and meaningful way. This study aims to analyze to what extent the use of literary works in teachers' pedagogical practices interferes in the teaching and learning process and in the development of children in early childhood education. This is a bibliographic research, whose results indicate that the teacher has a fundamental role in the use of literary works in early childhood education, and that it is necessary that this reading practice really takes effect with concrete proposals, since early childhood education, who have not appropriated the alphabetic system yet, but are immersed in written culture. Thus, these children can be enchanted and fascinated with the literary world.
Palavras-chave: Literatura
Educação Infantil
Praticas Pedagógicas
Professores
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3395
Data do documento: 29-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA PEREIRA- Artigo Científico 2022.pdfARTIGO CIENTÍFICO344,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA.pdfATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO256,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO263,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.