Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3393
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O DESENHO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Elisangela Oliveira
Primeiro Orientador: Bogea, Diego Ted Rodrigues
Resumo: O presente trabalho consistiu em nortear apostes epistemológicos baseados em diversos autores que dialogam sobre a prática do desenho na ação pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental tanto na área da Pedagogia como na Psicologia. Menciona-se que no desenho perfaz a ação humana desde os tempos primitivos para garantir o processo de comunicação, bem como no sentido de expressarem ou registrarem os seus movimentos nas cavernas. Não obstante, o desenho permite a demonstração de comportamentos e sentimentos, além de mensurar a imaginação, criatividade e o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa maneira, o problema investigado buscou respostas sobre a pergunta: como os professores utilizam o desenho na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental no componente curricular de Arte? Sendo que o objetivo geral foi compreender como os professores utilizam o desenho na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental no componente curricular de Arte. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram de uma pesquisa de natureza básica, com objetivo exploratório-descritivo e abordagem qualitativa através de um levantamento em livros, artigos, dissertações e teses para fundamentar o objeto. Tão logo, frisa-se que o desenho é uma ferramenta que delineia ao professor desenvolver plenamente competências e habilidades para uma aprendizagem significativa ao integralizar os saberes exigidos na linguagem e no exercício da cidadania
Abstract: The present work consisted of epistemological apostes based on several authors who dialogue about the practice of drawing in the pedagogical action in the early years of Elementary School both in the area of Pedagogy and psychology. It is mentioned that the drawing has been doing human action since primitive times to ensure the communication process, as well as in order to express or record their movements in caves. Nevertheless, the design allows the demonstration of behaviors and feelings, besides measuring imagination, creativity and the development of learning. Thus, the investigated problem sought answers about the question: how do teachers use drawing in pedagogical practice in the early years of elementary school in the curricular component of arts? The general objective was to understand how teachers use drawing in pedagogical practice in the early years of Elementary School in the curricular component of Art. For this, the methodological procedures adopted were a basic research, with exploratory-descriptive objective and qualitative approach through a lead in books, articles, dissertations and theses to support the object. As soon as, it is emphasized that drawing is a tool that outlines to the teacher to fully develop skills and skills for meaningful learning by integralizing the knowledge required in language and in the exercise of citizenship.
Palavras-chave: Desenho
Educação Infantil
Desenho - artes
Séries iniciais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3393
Data do documento: 8-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Elisangela de Oliveira Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.