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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bogea, Diego Ted Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434398180785863pt_BR
dc.creatorSilva, Elisangela Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6467572646459984pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-23T00:29:02Z-
dc.date.available2023-01-14-
dc.date.available2023-02-23T00:29:02Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3393-
dc.description.abstractThe present work consisted of epistemological apostes based on several authors who dialogue about the practice of drawing in the pedagogical action in the early years of Elementary School both in the area of Pedagogy and psychology. It is mentioned that the drawing has been doing human action since primitive times to ensure the communication process, as well as in order to express or record their movements in caves. Nevertheless, the design allows the demonstration of behaviors and feelings, besides measuring imagination, creativity and the development of learning. Thus, the investigated problem sought answers about the question: how do teachers use drawing in pedagogical practice in the early years of elementary school in the curricular component of arts? The general objective was to understand how teachers use drawing in pedagogical practice in the early years of Elementary School in the curricular component of Art. For this, the methodological procedures adopted were a basic research, with exploratory-descriptive objective and qualitative approach through a lead in books, articles, dissertations and theses to support the object. As soon as, it is emphasized that drawing is a tool that outlines to the teacher to fully develop skills and skills for meaningful learning by integralizing the knowledge required in language and in the exercise of citizenship.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consistiu em nortear apostes epistemológicos baseados em diversos autores que dialogam sobre a prática do desenho na ação pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental tanto na área da Pedagogia como na Psicologia. Menciona-se que no desenho perfaz a ação humana desde os tempos primitivos para garantir o processo de comunicação, bem como no sentido de expressarem ou registrarem os seus movimentos nas cavernas. Não obstante, o desenho permite a demonstração de comportamentos e sentimentos, além de mensurar a imaginação, criatividade e o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa maneira, o problema investigado buscou respostas sobre a pergunta: como os professores utilizam o desenho na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental no componente curricular de Arte? Sendo que o objetivo geral foi compreender como os professores utilizam o desenho na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental no componente curricular de Arte. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram de uma pesquisa de natureza básica, com objetivo exploratório-descritivo e abordagem qualitativa através de um levantamento em livros, artigos, dissertações e teses para fundamentar o objeto. Tão logo, frisa-se que o desenho é uma ferramenta que delineia ao professor desenvolver plenamente competências e habilidades para uma aprendizagem significativa ao integralizar os saberes exigidos na linguagem e no exercício da cidadaniapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elisangela de Oliveira Silva (elisangela.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-14T23:56:53Z No. of bitstreams: 1 TCC Elisângela desenho atualizado.docx: 757909 bytes, checksum: 422ab935e3891f1b3f2f26b77b6cab4c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ELISANGELA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,    on 2023-02-15T09:53:51Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elisangela de Oliveira Silva (elisangela.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-15T23:49:46Z No. of bitstreams: 1 TCC Elisângela desenho atualizado pdf.pdf: 578454 bytes, checksum: e8a469f957e51145cd0156a2d84a2f02 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ELISANGELA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-02-16T10:37:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elisangela de Oliveira Silva (elisangela.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T20:24:38Z No. of bitstreams: 1 TCC Elisângela desenho atualizado pdf.pdf: 578454 bytes, checksum: e8a469f957e51145cd0156a2d84a2f02 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ELISANGELA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-02-17T10:26:29Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elisangela de Oliveira Silva (elisangela.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-17T22:44:58Z No. of bitstreams: 2 TCC Elisângela desenho atualizado pdf.pdf: 578454 bytes, checksum: e8a469f957e51145cd0156a2d84a2f02 (MD5) termo_de_autorizacao elis modificado.pdf: 97100 bytes, checksum: 46cb11ee05bbedcd4ff4de7d2eb39478 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ELISANGELA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-02-21T14:52:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elisangela de Oliveira Silva (elisangela.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-22T22:08:32Z No. of bitstreams: 1 rif elis.pdf: 1056924 bytes, checksum: 43ae3261a2102a192c43174d00e6d545 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-23T00:19:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 rif elis.pdf: 1056924 bytes, checksum: 43ae3261a2102a192c43174d00e6d545 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T00:29:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rif elis.pdf: 1056924 bytes, checksum: 43ae3261a2102a192c43174d00e6d545 (MD5) Previous issue date: 2022-08-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenho - artespt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO DESENHO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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