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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA EM AGROECOLOGIA DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ - GO: BREVE ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2018
Autor(es): Silva, Luccas Geovani Alves
Primeiro Orientador: Gonçalves, Elisabete Alerico
Primeiro Coorientador: Dornelles, Milton Sérgio
Primeiro Membro da Banca: Furtado, Juliana Dias Moreira
Segundo Membro da Banca: Viana, Eduardo de Faria
Resumo: Os Estágios de Vivências em Agroecologia (EVAs) são espaços integrados de formação próprios da Ciência Agroecológica. Estes estágios podem ainda ser em vias tradicionais a forma de acesso do estudante ao mundo do trabalho e em outros casos a ponte entre Universidade e Sociedade. Assim este trabalho tem como objetivo a compreensão de como os processos metodológicos dos EVAs promovidos pelo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, contribuíram para a formação dos estagiários entre os anos de 2016 e 2018. Através dos termos de compromissos que forneceram dados de caracterização do público e de relatórios de estágios que forneceram aspectos qualitativos das experiências, pautamos as análises. Levantamos e apresentamos as características principais do público participante. Em seguida discutimos a proposta de organização do estágio e as dimensões de atuação. E concluímos que diante das particularidades e necessidades de aperfeiçoamento dos EVAs, a metodologia da vivência é eficaz para formação, com métodos e técnicas coerentes ao campo da Educação em Agroecologia.
Abstract: The Internships of Experiences in Agroecology (EVAs) are integrated training spaces specific to Agroecological Science. These internships can still be, in traditional ways, the way for the student to access the world of work and in other cases the bridge between University and Society. Thus, this work aims to understand how the methodological processes of the EVAs promoted by the Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, contributed to the training of interns between the years 2016 and 2018. Through the terms of commitments that provided characterization data of the public and internship reports that provided qualitative aspects of the experiences, we guided the analyses. We survey and present the main characteristics of the participating public. Then we discuss the proposed organization of the internship and the dimensions of action. And we conclude that given the particularities and needs for improvement of EVAs, the experience methodology is effective for training, with methods and techniques consistent with the field of Education in Agroecology.
Palavras-chave: Extensão Rural
Extensão Universitária
Metodologias Ativas
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3387
Data do documento: 17-Fev-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia

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