Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3385
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BNCC e EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: A DISCIPLINA POSITIVA COMO UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL
Autor(es): Beltrão, Larissa
Primeiro Orientador: Arantes, Fabiano
Primeiro Membro da Banca: Santos, Thiago
Segundo Membro da Banca: Cetrulo Neto, Francisco
Resumo: O artigo BNCC e Educação Socioemocional: a Disciplina Positiva como uma abordagem educacional tem como objetivo discutir, à luz das neurociências, uma nova abordagem socioeducacional que traga para as escolas a importância da educação emocional, assunto tão recorrente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo abordado também a neuroeducação a luz de estudos como o de Luiz Felipe Barbosa (2021), complementando a perspectiva desse trabalho.Nesse sentido, buscamos conceituar e apresentar a definição de Disciplina Positiva (doravante DP), idealizada pela Dra. Jane Nelsen, segundo a qual a DP nasceu de suas inquietações ao sentir-se, constantemente, navegando entre dois extremos. Ora agia de maneira muito autoritária e, pouco tempo depois, sentia raiva de si por ter sido tão ríspida. Ora, para fazer as pazes com os filhos, ia para o outro extremo, agia com permissividade e isso fazia com que ela sentisse raiva de seus filhos, pois sentia que, nesses momentos, eles agiam com tirania. Jane Nelsen, a precursora desses estudos, começou a pensar em um modelo de educação no qual o adulto pudesse agir com firmeza, mas, ao mesmo tempo, pudesse se comunicar, ou seja, posicionar-se de forma gentil. E foi assim que nasceu a DP, baseada na filosofia e nos ensinamentos de Alfred Adler (1967) e Rudolf Dreikurs (1964). A teoria defende o uso de ferramentas que são, ao mesmo tempo, gentis e firmes e que ensinam habilidades sociais e de vida. À luz dos estudos conduzidos por Nelsen (2015), atentos às habilidades propostas pela BNCC (2018), utilizaremos as pesquisas realizadas por neurocientistas como Siegel (2015), com vistas a evidenciar a necessidade de se ofertar uma educação que considere a saúde emocional do educando e que promova habilidades de respeito mútuo, cooperação, criatividade e foco nas soluções.
Abstract: The article BNCC and Socioemotional Education: Positive Discipline as an educational approach aims to discuss, in the light of neurosciences, a new socio-educational approach that brings to schools the importance of emotional education, a subject so recurrent in the National Common Curricular Base ( BNCC). Neuroeducation is also approached in the ligth os studies such as Luiz Felipe Barbosa (2021), complementing the perspective of this work. In this sense, we seek to conceptualize and present the definition of Positive Discipline (hereinafter PD), idealized by Dr. Jane Nelsen, according to which PD was born from her concerns when she felt herself constantly navigating between two extremes. Sometimes she acted very authoritatively, and a short time later she was angry with herself for being so harsh. Now, to make peace with her children, she would go to the other extreme, act with permissiveness and this made her feel angry with her children, because she felt that, in those moments, they acted with tyranny. Jane Nelsen, the forerunner of these studies, began to think of a model of education in which the adult could act firmly, but at the same time, could communicate, that is, position himself in a gentle way. And that's how PD was born, based on the philosophy and teachings of Alfred Adler (1967) and Rudolf Dreikurs (1964). The theory advocates the use of tools that are both gentle and firm and that teach social and life skills. In light of the studies conducted by Nelsen (2015), attentive to the skills proposed by the BNCC (2018), we will use research carried out by neuroscientists such as Siegel (2015), in order to highlight the need to offer an education that considers the emotional health of the child. educating and that promotes skills of mutual respect, cooperation, creativity and focus on solutions.
Palavras-chave: Disciplina positiva
BNCC
Neurociência
Neuroeducação
Inteligência emocional
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3385
Data do documento: 20-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
documentos_Larissa Cardoso Beltrão.pdf599,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Larissa Cardoso Beltrão.pdf257,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.