Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Arantes, Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740771305336056pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Thiago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280044823523812pt_BR
dc.contributor.referee2Cetrulo Neto, Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323760577186485pt_BR
dc.creatorBeltrão, Larissa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143578773012975pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T10:59:18Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-17T10:59:18Z-
dc.date.issued2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3385-
dc.description.abstractThe article BNCC and Socioemotional Education: Positive Discipline as an educational approach aims to discuss, in the light of neurosciences, a new socio-educational approach that brings to schools the importance of emotional education, a subject so recurrent in the National Common Curricular Base ( BNCC). Neuroeducation is also approached in the ligth os studies such as Luiz Felipe Barbosa (2021), complementing the perspective of this work. In this sense, we seek to conceptualize and present the definition of Positive Discipline (hereinafter PD), idealized by Dr. Jane Nelsen, according to which PD was born from her concerns when she felt herself constantly navigating between two extremes. Sometimes she acted very authoritatively, and a short time later she was angry with herself for being so harsh. Now, to make peace with her children, she would go to the other extreme, act with permissiveness and this made her feel angry with her children, because she felt that, in those moments, they acted with tyranny. Jane Nelsen, the forerunner of these studies, began to think of a model of education in which the adult could act firmly, but at the same time, could communicate, that is, position himself in a gentle way. And that's how PD was born, based on the philosophy and teachings of Alfred Adler (1967) and Rudolf Dreikurs (1964). The theory advocates the use of tools that are both gentle and firm and that teach social and life skills. In light of the studies conducted by Nelsen (2015), attentive to the skills proposed by the BNCC (2018), we will use research carried out by neuroscientists such as Siegel (2015), in order to highlight the need to offer an education that considers the emotional health of the child. educating and that promotes skills of mutual respect, cooperation, creativity and focus on solutions.pt_BR
dc.description.resumoO artigo BNCC e Educação Socioemocional: a Disciplina Positiva como uma abordagem educacional tem como objetivo discutir, à luz das neurociências, uma nova abordagem socioeducacional que traga para as escolas a importância da educação emocional, assunto tão recorrente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo abordado também a neuroeducação a luz de estudos como o de Luiz Felipe Barbosa (2021), complementando a perspectiva desse trabalho.Nesse sentido, buscamos conceituar e apresentar a definição de Disciplina Positiva (doravante DP), idealizada pela Dra. Jane Nelsen, segundo a qual a DP nasceu de suas inquietações ao sentir-se, constantemente, navegando entre dois extremos. Ora agia de maneira muito autoritária e, pouco tempo depois, sentia raiva de si por ter sido tão ríspida. Ora, para fazer as pazes com os filhos, ia para o outro extremo, agia com permissividade e isso fazia com que ela sentisse raiva de seus filhos, pois sentia que, nesses momentos, eles agiam com tirania. Jane Nelsen, a precursora desses estudos, começou a pensar em um modelo de educação no qual o adulto pudesse agir com firmeza, mas, ao mesmo tempo, pudesse se comunicar, ou seja, posicionar-se de forma gentil. E foi assim que nasceu a DP, baseada na filosofia e nos ensinamentos de Alfred Adler (1967) e Rudolf Dreikurs (1964). A teoria defende o uso de ferramentas que são, ao mesmo tempo, gentis e firmes e que ensinam habilidades sociais e de vida. À luz dos estudos conduzidos por Nelsen (2015), atentos às habilidades propostas pela BNCC (2018), utilizaremos as pesquisas realizadas por neurocientistas como Siegel (2015), com vistas a evidenciar a necessidade de se ofertar uma educação que considere a saúde emocional do educando e que promova habilidades de respeito mútuo, cooperação, criatividade e foco nas soluções.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Cardoso Beltrão (larissa.beltrao@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-15T15:06:20Z No. of bitstreams: 1 termo e ata larissa.pdf: 614221 bytes, checksum: 366c97aeee330d61272b67dea72e6b71 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LARISSA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   Seu trabalho acadêmico não foi anexado à submissão. O documento é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2023-02-15T17:44:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Cardoso Beltrão (larissa.beltrao@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T20:40:32Z No. of bitstreams: 2 termo e ata larissa.pdf: 614221 bytes, checksum: 366c97aeee330d61272b67dea72e6b71 (MD5) Artigo Disciplina Positiva IF revisado.pdf: 263517 bytes, checksum: 3a1527a2994ce9e57b096e1cd0719937 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-17T10:28:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo e ata larissa.pdf: 614221 bytes, checksum: 366c97aeee330d61272b67dea72e6b71 (MD5) Artigo Disciplina Positiva IF revisado.pdf: 263517 bytes, checksum: 3a1527a2994ce9e57b096e1cd0719937 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-17T10:28:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo e ata larissa.pdf: 614221 bytes, checksum: 366c97aeee330d61272b67dea72e6b71 (MD5) Artigo Disciplina Positiva IF revisado.pdf: 263517 bytes, checksum: 3a1527a2994ce9e57b096e1cd0719937 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T10:59:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo e ata larissa.pdf: 614221 bytes, checksum: 366c97aeee330d61272b67dea72e6b71 (MD5) Artigo Disciplina Positiva IF revisado.pdf: 263517 bytes, checksum: 3a1527a2994ce9e57b096e1cd0719937 (MD5) Previous issue date: 2022-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 ago. 2022. CHAPMAN, Gary e Ross Campbel. As cinco linguagens do amor das crianças: como expressar um compromisso de amor a seu filho. Trad. Maria Emília Oliveira. São Paulo: Mundo Cristão, 2017. LIMA, Lisandra Maria Rodrigues da Silva; BEZERRA, Lisandra Maria Rodrigues da Silva . Uma breve reflexão de como a disciplina positiva pode auxiliar no processo pedagógico na educação infantil. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID5727_25082020224429.pdf . Acesso em 10 ago. 2022. Luan, Felipe Barbosa. Como o cérebro aprende: contribuições das neurociências à educação sala de recursos. REVISTA,v.2 n.2, mai - agos. 2021. Disponível em: www.saladerecursos.com.br MINATEL, ISA. Temperamentos sem limites: como conseguir resultados com crianças da raiva e crianças da tristeza. Barueri, SP: Novo Século, 2019. Neurociências à educação sala de recursos. REVISTA, v.2 n.2, mai - agos. 2021. Disponível em: www.saladerecursos.com.br NELSEN, Jane. Disciplina Positiva. 3ª ed. Trad. Bernadette Pereira Rodrigues e Samantha Schreier. Barueri: Manole, 2015. NELSEN, Jane. LOTT, Lynn. GLENN, H. Stephen. Disciplina Positiva em sala de aula. 4ª ed. Trad. Bete P. Rodrigues e Fernanda Lee. Barueri: Manole, 2017 SANTOS, Mariana Cristina da Silva. A Disciplina Positiva como alternativa aos outros modelos de educação / Mariana Cristina da Silva Santos; Priscila Pires Alves, orientadora. Volta Redonda, 2018. SIEGEL, Daniel. BRYSON, Tina Payne. O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar a sua família a prosperar. 1ª ed. Trad. Cássia Zanon. São Paulo: Versos, 2015. TOKUHAMA - ESPINOSA, T. N. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). 2008. 611 p. Tese (Doutorado em Educação) Capella University, Mineápolis, Minesota.2008. Disponível em: https://pqdtopen.proquest.com/doc/250881375.html?FMT=ABS. Acesso em:20 de agosto de 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisciplina positivapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBNCC e EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: A DISCIPLINA POSITIVA COMO UMA ABORDAGEM EDUCACIONALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
documentos_Larissa Cardoso Beltrão.pdf599,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Larissa Cardoso Beltrão.pdf257,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.