Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3382
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Nascimento, Milene Noronha do
Primeiro Orientador: Alvarenga, Elda
Primeiro Membro da Banca: Brisolla, Lívia Santos
Segundo Membro da Banca: Silva, Raquel Fernandes da
Resumo: Este artigo dedicou-se a analisar a mediação da literatura infantil para o ensino de Matemática nos anos inicias do ensino fundamental. Objetiva, de modo geral analisar como a literatura infantil interfere no processo ensino-aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De forma específica almejamos: identificar o papel social da literatura; caracterizar como a literatura se articula com as diversas disciplinas dos anos iniciais do ensino fundamental, apontar obras que permeiam o ensino dos conteúdos matemáticos dos anos iniciais do ensino fundamental e relacionar o uso da literatura a aprendizagem dos conteúdos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Analisou como a literatura infantil auxilia no ensino-aprendizagem de Matemática, principalmente na resolução de problemas e operações básicas para as atividades cotidianas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória do tipo bibliográfica. Utilizamos como base um levantamento em matérias que abordavam o tema pesquisado. Verificou-se que muitas obras da literatura infantil contribuem com aprendizado da matemática e para melhorar os índices de aproveitamento do ensino, no âmbito do Ensino Fundamental, conforme é relatado nos resultados e análise de dados desta pesquisa. Esperamos que este trabalho possa influenciar os professores sobre como uma metodologia diferenciada propicia e facilita o processo ensino aprendizagem de matemática.
Abstract: This article was dedicated to analyzing the mediation of children's literature for the teaching of Mathematics in the early years of elementary school. It aims, in general, to analyze how children's literature interferes in the teaching-learning process of children in the early years of Elementary School. Specifically, we aim to: identify the social role of literature; to characterize how literature is articulated with the different disciplines of the early years of elementary school, to point out works that permeate the teaching of mathematical content in the early years of elementary school and to relate the use of literature to the learning of mathematical content in the early years of elementary school. It analyzed how children's literature helps in the teaching and learning of Mathematics, mainly in solving problems and basic operations for everyday activities. The research is characterized as qualitative, exploratory of the bibliographic type. We used as a basis a survey of articles that addressed the researched topic. It was found that many works of children's literature contribute to the learning of mathematics and improve the rates of educational attainment, in the context of Elementary School, as reported in the results and data analysis of this research. We hope that this work can influence teachers on how a differentiated methodology contributes and can facilitate the teaching-learning process of mathematics.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação infantil
Formação de professores
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3382
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Milene Noronha do Nascimento.pdf495,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Documentos_Milene Noronha do Nascimento.pdf542,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.