Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alvarenga, Elda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983263601602471pt_BR
dc.contributor.referee1Brisolla, Lívia Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1644295636972332pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Raquel Fernandes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055628167238758pt_BR
dc.creatorNascimento, Milene Noronha do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3446796274576530pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T11:24:10Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-16T11:24:10Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3382-
dc.description.abstractThis article was dedicated to analyzing the mediation of children's literature for the teaching of Mathematics in the early years of elementary school. It aims, in general, to analyze how children's literature interferes in the teaching-learning process of children in the early years of Elementary School. Specifically, we aim to: identify the social role of literature; to characterize how literature is articulated with the different disciplines of the early years of elementary school, to point out works that permeate the teaching of mathematical content in the early years of elementary school and to relate the use of literature to the learning of mathematical content in the early years of elementary school. It analyzed how children's literature helps in the teaching and learning of Mathematics, mainly in solving problems and basic operations for everyday activities. The research is characterized as qualitative, exploratory of the bibliographic type. We used as a basis a survey of articles that addressed the researched topic. It was found that many works of children's literature contribute to the learning of mathematics and improve the rates of educational attainment, in the context of Elementary School, as reported in the results and data analysis of this research. We hope that this work can influence teachers on how a differentiated methodology contributes and can facilitate the teaching-learning process of mathematics.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo dedicou-se a analisar a mediação da literatura infantil para o ensino de Matemática nos anos inicias do ensino fundamental. Objetiva, de modo geral analisar como a literatura infantil interfere no processo ensino-aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De forma específica almejamos: identificar o papel social da literatura; caracterizar como a literatura se articula com as diversas disciplinas dos anos iniciais do ensino fundamental, apontar obras que permeiam o ensino dos conteúdos matemáticos dos anos iniciais do ensino fundamental e relacionar o uso da literatura a aprendizagem dos conteúdos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Analisou como a literatura infantil auxilia no ensino-aprendizagem de Matemática, principalmente na resolução de problemas e operações básicas para as atividades cotidianas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória do tipo bibliográfica. Utilizamos como base um levantamento em matérias que abordavam o tema pesquisado. Verificou-se que muitas obras da literatura infantil contribuem com aprendizado da matemática e para melhorar os índices de aproveitamento do ensino, no âmbito do Ensino Fundamental, conforme é relatado nos resultados e análise de dados desta pesquisa. Esperamos que este trabalho possa influenciar os professores sobre como uma metodologia diferenciada propicia e facilita o processo ensino aprendizagem de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Milene Noronha do Nascimento (2019206221350110@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T00:52:40Z No. of bitstreams: 2 artigo Milene Noronha.pdf: 507818 bytes, checksum: 2bdc38b7cb1f9dedba46263d25358238 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (4).pdf: 555706 bytes, checksum: 0cd187a98cbfdea5d617ee6ea6379a3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T11:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 artigo Milene Noronha.pdf: 507818 bytes, checksum: 2bdc38b7cb1f9dedba46263d25358238 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (4).pdf: 555706 bytes, checksum: 0cd187a98cbfdea5d617ee6ea6379a3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T11:22:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 artigo Milene Noronha.pdf: 507818 bytes, checksum: 2bdc38b7cb1f9dedba46263d25358238 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (4).pdf: 555706 bytes, checksum: 0cd187a98cbfdea5d617ee6ea6379a3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-16T11:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 artigo Milene Noronha.pdf: 507818 bytes, checksum: 2bdc38b7cb1f9dedba46263d25358238 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (4).pdf: 555706 bytes, checksum: 0cd187a98cbfdea5d617ee6ea6379a3e (MD5) Previous issue date: 2023-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Milene Noronha do Nascimento.pdf495,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Documentos_Milene Noronha do Nascimento.pdf542,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.