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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES
Autor(es): Silva, Osvaldo Ornelas
Primeiro Orientador: Alvarange, Elda
Primeiro Membro da Banca: Brisolla, Lívia Santos
Segundo Membro da Banca: Silva, Raquel Fernandes da
Resumo: Este artigo buscou responder a seguinte questão: em que medida a formação teórica e metodológica dos professores da educação infantil que atuam com alunos com necessidades educativas especiais atendem às especificidades desses educandos? Objetiva analisar em que medida a formação teórica e metodológica dos professores da educação infantil atuantes junto aos alunos com necessidades educativas especiais atendem às especificidades desses educandos. A escolha da temática de deu devido ao fato do pesquisador, à época de estudante da educação básica, ter tido contato com diversos sujeitos com necessidades especiais que desconheciam, tanto quanto ele, os respectivos direitos, motivou a escolha do tema da pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa e se deu por meio de uma revisão bibliográfica de artigos que abordam - a temática. Os dados revelam as contribuições de Tanuri (2000), Tardif (2002), Cunha (2015), dentre outros. Os autores questionam a formação docente sem a perspectiva inclusiva, apesar da existência de regulamentações legais que orientam e amparam essas práticas. Nesse sentido, a responsabilidade pela formação recai sobre os envolvidos. Conclui-se que não basta inserir, mas é preciso também garantir as condições de acesso, permanência e aprendizagem possível para o público da educação especial.
Abstract: This article aims to raise discussions about the need to train teachers from the perspective of special education and to analyze the educational policies that legislate on initial and continuing training of these professionals to serve this clientele. The choice of theme is justified under the assumption that teacher training in undergraduate courses has always been on the sidelines of a conception aimed at serving students in their diversities, but with the democratization of education and the increase in enrollment of this population in education. regular, it was necessary for the education systems to organize themselves to receive all students, without distinction, in their schools. The research is qualitative in nature and took place through a bibliographic review of articles that address the subject. The data reveal the contributions of Tanuri (2000), Tardif (2002), Cunha (2015), among others. The authors question teacher training without an inclusive perspective, despite the existence of legal regulations that guide and support these practices. In this sense, the responsibility for training falls on those involved. It is concluded that it is not enough to insert, but it is also necessary to guarantee the conditions of access, permanence and possible learning for the special education public.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação infantil
Formação de professores
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3381
Data do documento: 15-Fev-2023
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