Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alvarange, Elda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983263601602471pt_BR
dc.contributor.referee1Brisolla, Lívia Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1644295636972332pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Raquel Fernandes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055628167238758pt_BR
dc.creatorSilva, Osvaldo Ornelas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055628167238758pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T11:08:03Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-16T11:08:03Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3381-
dc.description.abstractThis article aims to raise discussions about the need to train teachers from the perspective of special education and to analyze the educational policies that legislate on initial and continuing training of these professionals to serve this clientele. The choice of theme is justified under the assumption that teacher training in undergraduate courses has always been on the sidelines of a conception aimed at serving students in their diversities, but with the democratization of education and the increase in enrollment of this population in education. regular, it was necessary for the education systems to organize themselves to receive all students, without distinction, in their schools. The research is qualitative in nature and took place through a bibliographic review of articles that address the subject. The data reveal the contributions of Tanuri (2000), Tardif (2002), Cunha (2015), among others. The authors question teacher training without an inclusive perspective, despite the existence of legal regulations that guide and support these practices. In this sense, the responsibility for training falls on those involved. It is concluded that it is not enough to insert, but it is also necessary to guarantee the conditions of access, permanence and possible learning for the special education public.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo buscou responder a seguinte questão: em que medida a formação teórica e metodológica dos professores da educação infantil que atuam com alunos com necessidades educativas especiais atendem às especificidades desses educandos? Objetiva analisar em que medida a formação teórica e metodológica dos professores da educação infantil atuantes junto aos alunos com necessidades educativas especiais atendem às especificidades desses educandos. A escolha da temática de deu devido ao fato do pesquisador, à época de estudante da educação básica, ter tido contato com diversos sujeitos com necessidades especiais que desconheciam, tanto quanto ele, os respectivos direitos, motivou a escolha do tema da pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa e se deu por meio de uma revisão bibliográfica de artigos que abordam - a temática. Os dados revelam as contribuições de Tanuri (2000), Tardif (2002), Cunha (2015), dentre outros. Os autores questionam a formação docente sem a perspectiva inclusiva, apesar da existência de regulamentações legais que orientam e amparam essas práticas. Nesse sentido, a responsabilidade pela formação recai sobre os envolvidos. Conclui-se que não basta inserir, mas é preciso também garantir as condições de acesso, permanência e aprendizagem possível para o público da educação especial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Osvaldo Ornelas da Silva (osvaldo.ornelas@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T00:11:18Z No. of bitstreams: 2 Artigo osvaldo.pdf: 188744 bytes, checksum: e8f1bb84fb7c87efbc3dc569dd5b7114 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (2).pdf: 496064 bytes, checksum: 2e9125609c5023cdfc110b45154105ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T10:52:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo osvaldo.pdf: 188744 bytes, checksum: e8f1bb84fb7c87efbc3dc569dd5b7114 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (2).pdf: 496064 bytes, checksum: 2e9125609c5023cdfc110b45154105ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-16T11:01:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo osvaldo.pdf: 188744 bytes, checksum: e8f1bb84fb7c87efbc3dc569dd5b7114 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (2).pdf: 496064 bytes, checksum: 2e9125609c5023cdfc110b45154105ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-16T11:08:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo osvaldo.pdf: 188744 bytes, checksum: e8f1bb84fb7c87efbc3dc569dd5b7114 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA (2).pdf: 496064 bytes, checksum: 2e9125609c5023cdfc110b45154105ee (MD5) Previous issue date: 2023-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Osvaldo Ornelas da Silva.pdf184,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Documentos_Osvaldo Ornelas da Silva.pdf484,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.