Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3372
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A IMPORTÂNCIA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA PARA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
metadata.dc.creator: | Garcia, Junia Januaria |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Arantes, Fabiano José Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendes, Maria Elaine |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Cristiane Rosa |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho objetiva discutir a importância dos conceitos fonético-fonológicos não adquiridos na formação inicial por muitos profissionais da educação que atuam no processo de alfabetização e nos demais anos iniciais do ensino fundamental. No decorrer deste, as questões giram em torno de quais os conceitos da fonética e da fonologia os professores podem não deter, como esses conceitos impactam no ensino e na aprendizagem da língua (escrita ou falada), de que forma a posse desses conceitos poderia mudar a compreensão e a abordagem dos aspectos elementares da língua pelos alunos. O objetivo geral é conscientizar sobre a importância dos pressupostos fonético-fonológicos no ensino da língua materna. Constitui-se uma pesquisa bibliográfica que aponta a visão de autores sobre como tratar esses aspectos que contribuem para a melhoria do ensino da língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se a fonética e a fonologia forem inseridas a contento na formação dos professores pedagogos. |
Abstract: | This work aims to discuss the importance of phonetic-phonological concepts in the literacy process and in the other early years of elementary school, not acquired in initial training by many of the education professionals working in this field. In the course of this, questions revolve around which phonetics and phonology concepts teachers may not have, how these concepts imply in the teaching and learning of language (written or spoken), in which way the possession of these concepts could change the understanding and approach of the elementary aspects of the language with the students. The general objective is to raise awareness about the importance of phonetic-phonological assumptions in the teaching of the mother tongue. A bibliographical research is constituted, pointing out the authors' view of how to deal with these aspects, contributing to the improvement of the teaching of the mother tongue in the early years of Elementary School, if phonetics and phonology are satisfactorily inserted in the training of pedagogue teachers. |
Keywords: | Conceitos Fonética Fonologia Educação Infantil Formação de Professores |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Campos Belos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3372 |
Issue Date: | 10-Feb-2023 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Junia Januaria Garcia.pdf | 335,31 kB | Adobe PDF | View/Open | |
documentos_Junia Januaria Garcia.pdf | 427,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.