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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA PARA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Garcia, Junia Januaria
Primeiro Orientador: Arantes, Fabiano José Ferreira
Primeiro Membro da Banca: Mendes, Maria Elaine
Segundo Membro da Banca: Lopes, Cristiane Rosa
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a importância dos conceitos fonético-fonológicos não adquiridos na formação inicial por muitos profissionais da educação que atuam no processo de alfabetização e nos demais anos iniciais do ensino fundamental. No decorrer deste, as questões giram em torno de quais os conceitos da fonética e da fonologia os professores podem não deter, como esses conceitos impactam no ensino e na aprendizagem da língua (escrita ou falada), de que forma a posse desses conceitos poderia mudar a compreensão e a abordagem dos aspectos elementares da língua pelos alunos. O objetivo geral é conscientizar sobre a importância dos pressupostos fonético-fonológicos no ensino da língua materna. Constitui-se uma pesquisa bibliográfica que aponta a visão de autores sobre como tratar esses aspectos que contribuem para a melhoria do ensino da língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se a fonética e a fonologia forem inseridas a contento na formação dos professores pedagogos.
Abstract: This work aims to discuss the importance of phonetic-phonological concepts in the literacy process and in the other early years of elementary school, not acquired in initial training by many of the education professionals working in this field. In the course of this, questions revolve around which phonetics and phonology concepts teachers may not have, how these concepts imply in the teaching and learning of language (written or spoken), in which way the possession of these concepts could change the understanding and approach of the elementary aspects of the language with the students. The general objective is to raise awareness about the importance of phonetic-phonological assumptions in the teaching of the mother tongue. A bibliographical research is constituted, pointing out the authors' view of how to deal with these aspects, contributing to the improvement of the teaching of the mother tongue in the early years of Elementary School, if phonetics and phonology are satisfactorily inserted in the training of pedagogue teachers.
Palavras-chave: Conceitos
Fonética
Fonologia
Educação Infantil
Formação de Professores
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3372
Data do documento: 10-Fev-2023
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