Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Arantes, Fabiano José Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740771305336056pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Maria Elaine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3730136258229575pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Cristiane Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818321410864812pt_BR
dc.creatorGarcia, Junia Januaria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0620419321634647pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T17:46:48Z-
dc.date.available2023-02-10-
dc.date.available2023-02-13T17:46:48Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3372-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the importance of phonetic-phonological concepts in the literacy process and in the other early years of elementary school, not acquired in initial training by many of the education professionals working in this field. In the course of this, questions revolve around which phonetics and phonology concepts teachers may not have, how these concepts imply in the teaching and learning of language (written or spoken), in which way the possession of these concepts could change the understanding and approach of the elementary aspects of the language with the students. The general objective is to raise awareness about the importance of phonetic-phonological assumptions in the teaching of the mother tongue. A bibliographical research is constituted, pointing out the authors' view of how to deal with these aspects, contributing to the improvement of the teaching of the mother tongue in the early years of Elementary School, if phonetics and phonology are satisfactorily inserted in the training of pedagogue teachers.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva discutir a importância dos conceitos fonético-fonológicos não adquiridos na formação inicial por muitos profissionais da educação que atuam no processo de alfabetização e nos demais anos iniciais do ensino fundamental. No decorrer deste, as questões giram em torno de quais os conceitos da fonética e da fonologia os professores podem não deter, como esses conceitos impactam no ensino e na aprendizagem da língua (escrita ou falada), de que forma a posse desses conceitos poderia mudar a compreensão e a abordagem dos aspectos elementares da língua pelos alunos. O objetivo geral é conscientizar sobre a importância dos pressupostos fonético-fonológicos no ensino da língua materna. Constitui-se uma pesquisa bibliográfica que aponta a visão de autores sobre como tratar esses aspectos que contribuem para a melhoria do ensino da língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se a fonética e a fonologia forem inseridas a contento na formação dos professores pedagogos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Junia Januaria Garcia (junia.garcia@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-11T02:32:27Z No. of bitstreams: 2 Meu TCC Final com acréscimos.pdf: 343356 bytes, checksum: d686f578cc7f923919fc8dd7dd60026b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA.pdf: 437953 bytes, checksum: 9a6297d4f2b2158099f9d2335eaf1903 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-13T17:35:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Meu TCC Final com acréscimos.pdf: 343356 bytes, checksum: d686f578cc7f923919fc8dd7dd60026b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA.pdf: 437953 bytes, checksum: 9a6297d4f2b2158099f9d2335eaf1903 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-13T17:37:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Meu TCC Final com acréscimos.pdf: 343356 bytes, checksum: d686f578cc7f923919fc8dd7dd60026b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA.pdf: 437953 bytes, checksum: 9a6297d4f2b2158099f9d2335eaf1903 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-13T17:46:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Meu TCC Final com acréscimos.pdf: 343356 bytes, checksum: d686f578cc7f923919fc8dd7dd60026b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ATA DE DEFESA.pdf: 437953 bytes, checksum: 9a6297d4f2b2158099f9d2335eaf1903 (MD5) Previous issue date: 2023-02-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA PARA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Junia Januaria Garcia.pdf335,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
documentos_Junia Januaria Garcia.pdf427,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.