Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3371
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Autor(es): | Santos, Tálita Canuto Oliveira |
Primeiro Orientador: | Bandeira, Dina Carla da Costa |
Resumo: | O presente artigo visa enfatizar a ludicidade através de histórias literárias como recurso de ensino aprendizagem no ensino da Matemática. Trata-se de um olhar voltado para a construção do saber e para as maneiras em que o professor faz parte deste processo. O referido trabalho surge da necessidade de um estudo para analisar e refletir sobre as diferentes possibilidades que a contação de histórias pode contribuir para as aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata de uma pesquisa de cunho qualitativo e de base bibliográfica, os quais foi realizada através de coleta de dados de livros cujo tema principal é a utilização do lúdico como método de ensino Como aporte teórico, utilizamos neste artigo referências como Andrade (2007), Machado (2012), Viana (2013), Tahan (2008), Santos (2014) e outros que discutem sobre a temática apresentada. Conclui-se neste sentido, que a temática abordada nesta pesquisa possibilita refletir sobre a educação, e principalmente sobre as perspectivas de ensino de matemática, com o intuito de contribuir com discentes da educação básica em seu processo de aprendizagem e aprimorar novos saberes com relação à referida àrea do conhecimento, apontando para a importância do trabalho com o lúdico nas aulas no ensino de matemática. |
Abstract: | This article aims to emphasize playfulness through literary stories as a teaching-learning resource in the teaching of Mathematics. It is a look at the construction of knowledge and the ways in which the teacher is part of this process. This work arises from the need for a study to analyze and reflect on the different possibilities that storytelling can contribute to Mathematics classes in the early years of elementary school. It is a qualitative and bibliographical research, which was carried out through data collection from books whose main theme is the use of playfulness as a teaching method. (2012), Viana (2013), Tahan (2008), Santos (2014) and others who discuss the presented theme. of mathematics teaching, with the aim of contributing to basic education students in their learning process and improving new knowledge in relation to the referred area of knowledge, pointing to the importance of working with playful activities in mathematics teaching classes. |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem Literatura Ludicidade Matemática |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3371 |
Data do documento: | 20-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcae_Tálita Canuto de Oliveira.pdf | Termo de autorização-Tálita Canuto | 247,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de fesa_Tálita Canuto de Oliveira.pdf | Ata de aprovação - Tálita Canuto | 131,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcc_Tálita Canuto de Oliveira.pdf | TCC - Tálita Canuto | 244,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.