Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3371
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(es): Santos, Tálita Canuto Oliveira
Primeiro Orientador: Bandeira, Dina Carla da Costa
Resumo: O presente artigo visa enfatizar a ludicidade através de histórias literárias como recurso de ensino aprendizagem no ensino da Matemática. Trata-se de um olhar voltado para a construção do saber e para as maneiras em que o professor faz parte deste processo. O referido trabalho surge da necessidade de um estudo para analisar e refletir sobre as diferentes possibilidades que a contação de histórias pode contribuir para as aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata de uma pesquisa de cunho qualitativo e de base bibliográfica, os quais foi realizada através de coleta de dados de livros cujo tema principal é a utilização do lúdico como método de ensino Como aporte teórico, utilizamos neste artigo referências como Andrade (2007), Machado (2012), Viana (2013), Tahan (2008), Santos (2014) e outros que discutem sobre a temática apresentada. Conclui-se neste sentido, que a temática abordada nesta pesquisa possibilita refletir sobre a educação, e principalmente sobre as perspectivas de ensino de matemática, com o intuito de contribuir com discentes da educação básica em seu processo de aprendizagem e aprimorar novos saberes com relação à referida àrea do conhecimento, apontando para a importância do trabalho com o lúdico nas aulas no ensino de matemática.
Abstract: This article aims to emphasize playfulness through literary stories as a teaching-learning resource in the teaching of Mathematics. It is a look at the construction of knowledge and the ways in which the teacher is part of this process. This work arises from the need for a study to analyze and reflect on the different possibilities that storytelling can contribute to Mathematics classes in the early years of elementary school. It is a qualitative and bibliographical research, which was carried out through data collection from books whose main theme is the use of playfulness as a teaching method. (2012), Viana (2013), Tahan (2008), Santos (2014) and others who discuss the presented theme. of mathematics teaching, with the aim of contributing to basic education students in their learning process and improving new knowledge in relation to the referred area of knowledge, pointing to the importance of working with playful activities in mathematics teaching classes.
Palavras-chave: Ensino aprendizagem
Literatura
Ludicidade
Matemática
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3371
Data do documento: 20-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Tálita Canuto de Oliveira.pdfTermo de autorização-Tálita Canuto247,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de fesa_Tálita Canuto de Oliveira.pdfAta de aprovação - Tálita Canuto131,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Tálita Canuto de Oliveira.pdfTCC - Tálita Canuto244,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.