Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bandeira, Dina Carla da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397545997189633pt_BR
dc.creatorSantos, Tálita Canuto Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5523434792919423pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T18:18:56Z-
dc.date.available2022-11-07-
dc.date.available2023-02-10T18:18:56Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3371-
dc.description.abstractThis article aims to emphasize playfulness through literary stories as a teaching-learning resource in the teaching of Mathematics. It is a look at the construction of knowledge and the ways in which the teacher is part of this process. This work arises from the need for a study to analyze and reflect on the different possibilities that storytelling can contribute to Mathematics classes in the early years of elementary school. It is a qualitative and bibliographical research, which was carried out through data collection from books whose main theme is the use of playfulness as a teaching method. (2012), Viana (2013), Tahan (2008), Santos (2014) and others who discuss the presented theme. of mathematics teaching, with the aim of contributing to basic education students in their learning process and improving new knowledge in relation to the referred area of knowledge, pointing to the importance of working with playful activities in mathematics teaching classes.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa enfatizar a ludicidade através de histórias literárias como recurso de ensino aprendizagem no ensino da Matemática. Trata-se de um olhar voltado para a construção do saber e para as maneiras em que o professor faz parte deste processo. O referido trabalho surge da necessidade de um estudo para analisar e refletir sobre as diferentes possibilidades que a contação de histórias pode contribuir para as aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata de uma pesquisa de cunho qualitativo e de base bibliográfica, os quais foi realizada através de coleta de dados de livros cujo tema principal é a utilização do lúdico como método de ensino Como aporte teórico, utilizamos neste artigo referências como Andrade (2007), Machado (2012), Viana (2013), Tahan (2008), Santos (2014) e outros que discutem sobre a temática apresentada. Conclui-se neste sentido, que a temática abordada nesta pesquisa possibilita refletir sobre a educação, e principalmente sobre as perspectivas de ensino de matemática, com o intuito de contribuir com discentes da educação básica em seu processo de aprendizagem e aprimorar novos saberes com relação à referida àrea do conhecimento, apontando para a importância do trabalho com o lúdico nas aulas no ensino de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tálita Canuto de Oliveira (talita.canuto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-03T18:30:57Z No. of bitstreams: 1 TCC - Tálita Canuto de O. Santos.pdf: 234118 bytes, checksum: a5ae8a81b4600bcf4595d7552d44513d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada TALITA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados àsubmissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar, nostrabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamenteinseridos nas submissões realizadas, rejeitaremos o arquivo para a realizaçãode ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanardúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIFGoiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível naplataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado noseguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s)autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Atade defesa e o artigo científico. Pode ser enviados emarquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente nasubmissão enviada Assim que o TCAE e a Ata dedefesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma.Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente naplataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamosque, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE),na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução domesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2023-02-03T18:51:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Tálita Canuto de Oliveira (talita.canuto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-10T18:05:05Z No. of bitstreams: 3 1- Termo de autorização -Talita Canuto.pdf: 253145 bytes, checksum: 93749a2371756fa286f7e29ca6c2335c (MD5) 2- Ata de aprovação- Talita Canuto.pdf: 134215 bytes, checksum: 306ce5e9002f2ece2db7170182f34287 (MD5) 3- TCC - Tálita Canuto de O. Santos.pdf: 250134 bytes, checksum: 9d53ef018bc8f568317ed424632f8607 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-10T18:15:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 1- Termo de autorização -Talita Canuto.pdf: 253145 bytes, checksum: 93749a2371756fa286f7e29ca6c2335c (MD5) 2- Ata de aprovação- Talita Canuto.pdf: 134215 bytes, checksum: 306ce5e9002f2ece2db7170182f34287 (MD5) 3- TCC - Tálita Canuto de O. Santos.pdf: 250134 bytes, checksum: 9d53ef018bc8f568317ed424632f8607 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-10T18:18:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 1- Termo de autorização -Talita Canuto.pdf: 253145 bytes, checksum: 93749a2371756fa286f7e29ca6c2335c (MD5) 2- Ata de aprovação- Talita Canuto.pdf: 134215 bytes, checksum: 306ce5e9002f2ece2db7170182f34287 (MD5) 3- TCC - Tálita Canuto de O. Santos.pdf: 250134 bytes, checksum: 9d53ef018bc8f568317ed424632f8607 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-10T18:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 1- Termo de autorização -Talita Canuto.pdf: 253145 bytes, checksum: 93749a2371756fa286f7e29ca6c2335c (MD5) 2- Ata de aprovação- Talita Canuto.pdf: 134215 bytes, checksum: 306ce5e9002f2ece2db7170182f34287 (MD5) 3- TCC - Tálita Canuto de O. Santos.pdf: 250134 bytes, checksum: 9d53ef018bc8f568317ed424632f8607 (MD5) Previous issue date: 2022-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Tálita Canuto de Oliveira.pdfTermo de autorização-Tálita Canuto247,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de fesa_Tálita Canuto de Oliveira.pdfAta de aprovação - Tálita Canuto131,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Tálita Canuto de Oliveira.pdfTCC - Tálita Canuto244,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.