Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3369
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Otoni, Líssia Danielle Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lorrane Stefane
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa a discutir a importância de uma educação afetiva para a Educação Infantil, destacando a relevância da afetividade para o desenvolvimento e a aprendizagem da infância. A problemática da pesquisa busca responder à seguinte pergunta: “Qual a relação entre a afetividade, o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil?” A abordagem metodológica é qualitativa e a pesquisa bibliográfica está amparada nas contribuições de autores como Jean Piaget (1967, 1973, 1976, 1978a, 1978b, 1990, 1994, 1997, 2004, 2014), Lev Vygotsky (1988, 1989a, 1989b, 1993, 1998, 2001, 2002) e Henri Wallon (1968, 1971, 1973/1975, 1978, 1986, 1989, 2007), entre outros, bem como em livros e artigos científicos consultados no Google Acadêmico e na Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para isso, buscamos conhecer e entender o processo de evolução humana, os principais aspectos estudados e os fatores que influenciam esse processo, enfatizando a relevância da fase de desenvolvimento infantil e seus reflexos no futuro do sujeito. A partir dessa pesquisa, esperamos colaborar para a reflexão sobre a importância da afetividade no processo de formação do ser e seu impacto no aprendizado, bem como sobre a necessidade de se construir uma nova visão de educação que considere o aluno em sua integralidade, fazendo-o se sentir valorizado e respeitado em seus direitos, objeto de respeito, amor, carinho e interesse durante seu crescimento. Isso torna a aprendizagem mais significativa e produtiva, pois, ao perceber-se valorizada, a criança se sente mais estimulada e confiante, o que favorece a sua formação como um ser humano integral e não apenas em sua vida escolar.
Abstract: The present work aims to discuss the importance of an affective education for Early Childhood Education, highlighting the relevance of affectivity for the development and learning of childhood. The research problem seeks to answer the following question: "What is the relationship between affectivity, development and learning in Early Childhood Education?" The methodological approach is qualitative and the bibliographic research is supported by the contributions of authors such as Jean Piaget (1967, 1973, 1976, 1978a, 1978b, 1990, 1994, 1997, 2004, 2014), Lev Vygotsky (1988, 1989a, 1989b, 1993 , 1998, 2001, 2002) and Henri Wallon (1968, 1971, 1973/1975, 1978, 1986, 1989, 2007), among others, as well as in books and scientific articles consulted on Google Scholar and the Scientific Electronic Library Online (Scielo ). For this, we seek to know and understand the process of human evolution, the main aspects studied and the factors that influence this process, emphasizing the relevance of the childhood development phase and its reflections on the subject's future. From this research, we hope to contribute to the reflection on the importance of affectivity in the process of formation of the being and its impact on learning, as well as on the need to build a new vision of education that considers the student in their entirety, making them the feeling valued and respected in their rights, object of respect, love, affection and interest during their growth. This makes learning more meaningful and productive, because, when they feel valued, the child feels more stimulated and confident, which favors their formation as a whole human being and not just in their school life.
Keywords: Afetividade
Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3369
Issue Date: 2-Feb-2023
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Líssia Danielle Gomes Otoni.pdfTCC_Líssia Danielle Gomes Otoni1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.