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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do-
dc.contributor.referee2Silva, Lorrane Stefane-
dc.creatorOtoni, Líssia Danielle Gomes-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5351578858965575pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T11:49:12Z-
dc.date.available2023-02-07-
dc.date.available2023-02-08T11:49:12Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3369-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the importance of an affective education for Early Childhood Education, highlighting the relevance of affectivity for the development and learning of childhood. The research problem seeks to answer the following question: "What is the relationship between affectivity, development and learning in Early Childhood Education?" The methodological approach is qualitative and the bibliographic research is supported by the contributions of authors such as Jean Piaget (1967, 1973, 1976, 1978a, 1978b, 1990, 1994, 1997, 2004, 2014), Lev Vygotsky (1988, 1989a, 1989b, 1993 , 1998, 2001, 2002) and Henri Wallon (1968, 1971, 1973/1975, 1978, 1986, 1989, 2007), among others, as well as in books and scientific articles consulted on Google Scholar and the Scientific Electronic Library Online (Scielo ). For this, we seek to know and understand the process of human evolution, the main aspects studied and the factors that influence this process, emphasizing the relevance of the childhood development phase and its reflections on the subject's future. From this research, we hope to contribute to the reflection on the importance of affectivity in the process of formation of the being and its impact on learning, as well as on the need to build a new vision of education that considers the student in their entirety, making them the feeling valued and respected in their rights, object of respect, love, affection and interest during their growth. This makes learning more meaningful and productive, because, when they feel valued, the child feels more stimulated and confident, which favors their formation as a whole human being and not just in their school life.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa a discutir a importância de uma educação afetiva para a Educação Infantil, destacando a relevância da afetividade para o desenvolvimento e a aprendizagem da infância. A problemática da pesquisa busca responder à seguinte pergunta: “Qual a relação entre a afetividade, o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil?” A abordagem metodológica é qualitativa e a pesquisa bibliográfica está amparada nas contribuições de autores como Jean Piaget (1967, 1973, 1976, 1978a, 1978b, 1990, 1994, 1997, 2004, 2014), Lev Vygotsky (1988, 1989a, 1989b, 1993, 1998, 2001, 2002) e Henri Wallon (1968, 1971, 1973/1975, 1978, 1986, 1989, 2007), entre outros, bem como em livros e artigos científicos consultados no Google Acadêmico e na Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para isso, buscamos conhecer e entender o processo de evolução humana, os principais aspectos estudados e os fatores que influenciam esse processo, enfatizando a relevância da fase de desenvolvimento infantil e seus reflexos no futuro do sujeito. A partir dessa pesquisa, esperamos colaborar para a reflexão sobre a importância da afetividade no processo de formação do ser e seu impacto no aprendizado, bem como sobre a necessidade de se construir uma nova visão de educação que considere o aluno em sua integralidade, fazendo-o se sentir valorizado e respeitado em seus direitos, objeto de respeito, amor, carinho e interesse durante seu crescimento. Isso torna a aprendizagem mais significativa e produtiva, pois, ao perceber-se valorizada, a criança se sente mais estimulada e confiante, o que favorece a sua formação como um ser humano integral e não apenas em sua vida escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Líssia Danielle Gomes Otoni (lissia.otoni@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-08T01:46:06Z No. of bitstreams: 1 TC A importância da afetividade para a Educação Infantil.pdf: 1166405 bytes, checksum: a75cd1c08f0bb4c0487096556c161643 (MD5)en
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-08T11:45:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC A importância da afetividade para a Educação Infantil.pdf: 1166405 bytes, checksum: a75cd1c08f0bb4c0487096556c161643 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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