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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3358
Tipo: | Dissertação |
Título: | FATORES DE EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO |
Autor(es): | Rezende, Sarah Elayne de Freitas |
Primeiro Orientador: | Sousa, Marcos de Moraes |
Primeiro Membro da Banca: | Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges |
Segundo Membro da Banca: | Moraes, Moema Gomes |
Terceiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Resumo: | Com o aumento da oferta de matrículas no âmbito da Rede Federal de Ensino, a evasão continuou na lista dos problemas de gestão educacional enfrentados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Educação Profissional e Tecnológica. Essa pesquisa buscou investigar os fatores determinantes para a evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil. A pesquisa foi dividida em três etapas, a primeira trata de uma revisão sistemática da literatura. As bases de dados utilizadas para a revisão sistemática foram Pubmed, Eric, Scielo, Scopus e Spell, com o recorte temporal de janeiro de 2013 a fevereiro de 2022. A segunda etapa foi realizada por meio de uma coleta de dados secundários na Plataforma Nilo Peçanha, entre os anos 2018 e 2020, e os dados foram analisados por meio de regressão logística. Já a terceira etapa foi o desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Guia de utilização da Plataforma Nilo Peçanha e extração de dados para desenvolvimento de políticas e ações de enfrentamento da evasão escolar”. O produto educacional trata de um guia on-line, que foi validado por coordenadores de curso e diretores de ensino do IF Goiano por meio de um questionário eletrônico. Com relação aos resultados, eles mostram um risco maior de evasão para estudantes do gênero masculino quando comparado aos estudantes do gênero feminino. Quanto à raça/cor, há maior risco para estudantes negros. Evidencia-se ainda que quanto maior a idade do estudante, maior o risco de deixar a escola antes de concluir o curso. Quanto à renda, revelou-se que quanto maior, menor é o risco de o estudante evadir. Em relação à carga horária do curso, o aumento do número de horas aumenta o risco de o estudante evadir. Na análise das macrorregiões brasileiras, o menor risco de evasão é na Região Sul. A presente pesquisa preenche uma lacuna, pois ainda são escassas as pesquisas que contemplam a realidade específica dos cursos de ensino médio dentro da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados dessa pesquisa apontam para uma necessidade de fortalecimento de políticas públicas e de ações de enfretamento da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, sendo que essas políticas e ações poderiam observar as questões de permanência e êxito desses estudantes até a conclusão de seus cursos. |
Abstract: | Increasing the number of enrollments within the scope of the Federal Education Network, dropout continued to be on the list of problems faced by the educational management in technical courses integrated into high school of vocational and technological education. This research aimed to investigate the determining factors for school dropout in technical courses integrated into high school in Brazil. This research comprised three stages, starting with a systematic review of the literature by Pubmed, Eric, Scielo, Scopus, and Spell platforms, comprising a period from January 2013 to February 2022. The second stage was carried out by collecting secondary data on the Nilo Peçanha Platform from 2018 to 2020, being analyzed using logistic regression. The third stage was to develop an educational product entitled “Guide for using the Nilo Peçanha Platform and extracting data for developing policies and actions to combat school dropout”. The educational product is an online guide, which was validated by course coordinators and teaching directors at Goiano Federal Institute through an electronic questionnaire. Results showed a higher dropout risk by male students when compared to female students. Regarding race and color, there is a greater risk for black students. It was also clear that the higher the student age, the greater the risk of leaving school before completing the course. and the higher the income, the lower the risk of the student dropping out. Considering the course workload, the increase in the number of hours increases the risk of the student dropping out. In the analysis of Brazilian geographic macro-regions, the lowest risk of dropout is in the south region. This research fills a gap, as there are still few studies that address the specific reality of high school courses addressing secondary and technological education. Results of this research point to a need to strengthen public policies and actions to deal with school dropout in technical courses integrated into high school, and these policies and actions should observe the permanence and success issues concerning these students until completing their studies. |
Palavras-chave: | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Evasão Escolar Educação Profissional e Tecnológica Gestão Escolar Regressão Logística |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3358 |
Data do documento: | 23-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
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