Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3352
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DA MOTRICIDADE, DA MENTE E DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA |
Título(s) alternativo(s): | PSYCHOMOTRICITY IN EARLY CHILDREN'S EDUCATION: A STUDY ON THE IMPORTANCE OF MOTRICITY, MIND AND AFFECTIVENESS FOR THE CHILD'S GLOBAL DEVELOPMENT |
Autor(es): | Pereira, Misdarlle |
Primeiro Orientador: | Andrade, Wesley |
Primeiro Membro da Banca: | Issa, Silvia |
Segundo Membro da Banca: | Barros, Mallu |
Resumo: | Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva no que diz respeito da psicomotricidade na educação infantil. Uma vez que, nessa fase da Educação Básica, as brincadeiras fazem parte do cotidiano das crianças, diante dos estímulos abarcados, ao brincar a criança tem a possibilidade de se expressar na medida do seu desenvolvimento. Portanto, os objetivos desse estudo é analisar a importância da psicomotricidade para o processo de desenvolvimento da criança, conceituar a psicomotricidade com base na literatura, realizar o levantamento dos aspectos históricos envolvendo a psicomotricidade e o processo de aprendizagem, bem como, identificar os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança. Uma vez que a primeira infância é de suma importância para o aprendizado da criança, pois é na Educação Infantil que ela precisa receber afeto, cuidados e estímulos necessários para desenvolver habilidades motoras e cognitivas que serão base para os aprendizados futuros. |
Abstract: | This study is a bibliographic research, with a descriptive approach regarding psychomotricity in early childhood education. Once, in this phase of Basic Education, the games are part of the daily life of the children, in the face of the encompassed stimuli, when playing the child has the possibility of expressing itself in the measure of its development. Therefore, the objectives of this study are to analyze the importance of psychomotricity for the child's development process, to conceptualize psychomotricity based on the literature, to carry out a survey of historical aspects involving psychomotricity and the learning process, as well as to identify the benefits of psychomotricity for child development. Since early childhood is of paramount importance for children's learning, it is in Early Childhood Education that they need to receive the affection, care and stimuli necessary to develop motor and cognitive skills that will be the basis for future learning. |
Palavras-chave: | Psicomotricidade Lúdico Educação Infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3352 |
Data do documento: | 24-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_tcc_Misdarlle Cristina Pereira .pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.