Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Wesley-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5547804858419851pt_BR
dc.contributor.referee1Issa, Silvia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594855396838175pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Mallu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694875693173557pt_BR
dc.creatorPereira, Misdarlle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583789923327872pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T10:00:15Z-
dc.date.available2023-01-01-
dc.date.available2023-02-02T10:00:15Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3352-
dc.description.abstractThis study is a bibliographic research, with a descriptive approach regarding psychomotricity in early childhood education. Once, in this phase of Basic Education, the games are part of the daily life of the children, in the face of the encompassed stimuli, when playing the child has the possibility of expressing itself in the measure of its development. Therefore, the objectives of this study are to analyze the importance of psychomotricity for the child's development process, to conceptualize psychomotricity based on the literature, to carry out a survey of historical aspects involving psychomotricity and the learning process, as well as to identify the benefits of psychomotricity for child development. Since early childhood is of paramount importance for children's learning, it is in Early Childhood Education that they need to receive the affection, care and stimuli necessary to develop motor and cognitive skills that will be the basis for future learning.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva no que diz respeito da psicomotricidade na educação infantil. Uma vez que, nessa fase da Educação Básica, as brincadeiras fazem parte do cotidiano das crianças, diante dos estímulos abarcados, ao brincar a criança tem a possibilidade de se expressar na medida do seu desenvolvimento. Portanto, os objetivos desse estudo é analisar a importância da psicomotricidade para o processo de desenvolvimento da criança, conceituar a psicomotricidade com base na literatura, realizar o levantamento dos aspectos históricos envolvendo a psicomotricidade e o processo de aprendizagem, bem como, identificar os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança. Uma vez que a primeira infância é de suma importância para o aprendizado da criança, pois é na Educação Infantil que ela precisa receber afeto, cuidados e estímulos necessários para desenvolver habilidades motoras e cognitivas que serão base para os aprendizados futuros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Misdarlle Cristina Pereira (misdarlle.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-01T22:07:58Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO CIENTÍFICO_MISDARLLE.pdf: 1373471 bytes, checksum: 20838f491469f639eb68e03f282b3c64 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-02T09:52:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO CIENTÍFICO_MISDARLLE.pdf: 1373471 bytes, checksum: 20838f491469f639eb68e03f282b3c64 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-02T09:55:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO CIENTÍFICO_MISDARLLE.pdf: 1373471 bytes, checksum: 20838f491469f639eb68e03f282b3c64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-02T10:00:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO CIENTÍFICO_MISDARLLE.pdf: 1373471 bytes, checksum: 20838f491469f639eb68e03f282b3c64 (MD5) Previous issue date: 2022-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DA MOTRICIDADE, DA MENTE E DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇApt_BR
dc.title.alternativePSYCHOMOTRICITY IN EARLY CHILDREN'S EDUCATION: A STUDY ON THE IMPORTANCE OF MOTRICITY, MIND AND AFFECTIVENESS FOR THE CHILD'S GLOBAL DEVELOPMENTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Misdarlle Cristina Pereira .pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.