Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3328
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | APRENDER BRINCANDO N A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
Autor(es): | Silva, Mioni Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Aragão, Manoel Soares de |
Primeiro Membro da Banca: | Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues |
Segundo Membro da Banca: | Lima, Valéria Alves |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade realizar um estudo bibliográfico sobre a importância do brincar na educação infantil, visto que muitas vezes o brincar não é visto com intencionalidade pedagógica. A educação infantil é a base da vida escolar das crianças. É nessa fase que elas são apresentadas ao mundo da fantasia, é nesse momento que se faz necessário um planejamento pautado em atividades lúdicas com intencionalidade pedagógica. O aprender brincando deve ser o foco da aprendizagem na educação infantil, pois a brincadeira é o momento em que a criança é oportunizada a aprender sem ser pressionada, onde ela pode desenvolver suas habilidades de maneira prazerosa e dinâmica, e o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o mediador do mesmo. As crianças devem ter a oportunidade de vivenciar os direitos de aprendizagem de forma ampla e coerente, tendo como base os campos de experiências propostos para cada habilidade que deve ser desenvolvida, de acordo com cada faixa etária. |
Abstract: | The purpose of this article is to carry out a bibliographic study on the importance of playing in early childhood education, since often playing is not seen with pedagogical intention. Early childhood education is the foundation of children's school life. It is at this stage that they are introduced to the world of fantasy, it is at this moment that planning based on playful activities with pedagogical intention is necessary. Learning by playing should be the focus of learning in early childhood education, because playing is the moment when the child is given the opportunity to learn without being pressured, where he can develop his skills in a pleasant and dynamic way, and the teacher is no longer the holder of knowledge and becomes its mediator. Children must have the opportunity to experience their learning rights in a broad and coherent way, based on the fields of experience proposed for each skill that must be developed, according to each age group. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Lúdico Ensino-aprendizagem |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Cristalina |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3328 |
Data do documento: | 28-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_Mioni Ribeiro da Silva.pdf | 366,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Mioni Ribeiro da Silva.pdf | 524,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Mioni Ribeiro da Silva.pdf | 433,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.