Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aragão, Manoel Soares de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/6884779093016613 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Valéria Alves | - |
dc.creator | Silva, Mioni Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8484053196053149 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T10:33:07Z | - |
dc.date.available | 2022-10-28 | - |
dc.date.available | 2023-01-20T10:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3328 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to carry out a bibliographic study on the importance of playing in early childhood education, since often playing is not seen with pedagogical intention. Early childhood education is the foundation of children's school life. It is at this stage that they are introduced to the world of fantasy, it is at this moment that planning based on playful activities with pedagogical intention is necessary. Learning by playing should be the focus of learning in early childhood education, because playing is the moment when the child is given the opportunity to learn without being pressured, where he can develop his skills in a pleasant and dynamic way, and the teacher is no longer the holder of knowledge and becomes its mediator. Children must have the opportunity to experience their learning rights in a broad and coherent way, based on the fields of experience proposed for each skill that must be developed, according to each age group. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como finalidade realizar um estudo bibliográfico sobre a importância do brincar na educação infantil, visto que muitas vezes o brincar não é visto com intencionalidade pedagógica. A educação infantil é a base da vida escolar das crianças. É nessa fase que elas são apresentadas ao mundo da fantasia, é nesse momento que se faz necessário um planejamento pautado em atividades lúdicas com intencionalidade pedagógica. O aprender brincando deve ser o foco da aprendizagem na educação infantil, pois a brincadeira é o momento em que a criança é oportunizada a aprender sem ser pressionada, onde ela pode desenvolver suas habilidades de maneira prazerosa e dinâmica, e o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o mediador do mesmo. As crianças devem ter a oportunidade de vivenciar os direitos de aprendizagem de forma ampla e coerente, tendo como base os campos de experiências propostos para cada habilidade que deve ser desenvolvida, de acordo com cada faixa etária. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mioni Ribeiro da Silva (2018210221350105@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-20T00:25:04Z No. of bitstreams: 3 Artigo de Mioni.pdf: 375254 bytes, checksum: 483fe937a473fd105ac254bf47bd3436 (MD5) Ata Mioni.pdf: 536648 bytes, checksum: 072c4b0188f4d415e30062924e6ed61a (MD5) Termo de ciência Mioni.pdf: 444332 bytes, checksum: cdea8b64440fe4a507d174dfb2ccd0c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-20T10:22:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo de Mioni.pdf: 375254 bytes, checksum: 483fe937a473fd105ac254bf47bd3436 (MD5) Ata Mioni.pdf: 536648 bytes, checksum: 072c4b0188f4d415e30062924e6ed61a (MD5) Termo de ciência Mioni.pdf: 444332 bytes, checksum: cdea8b64440fe4a507d174dfb2ccd0c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-20T10:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo de Mioni.pdf: 375254 bytes, checksum: 483fe937a473fd105ac254bf47bd3436 (MD5) Ata Mioni.pdf: 536648 bytes, checksum: 072c4b0188f4d415e30062924e6ed61a (MD5) Termo de ciência Mioni.pdf: 444332 bytes, checksum: cdea8b64440fe4a507d174dfb2ccd0c1 (MD5) Previous issue date: 2022-10-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cristalina | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 2.ed. São Paulo:Scipione; 1991. ALMEIDA, Aline Marques da Silva. A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança 13/10/2014. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/A-import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-para-o-desenvolvimento-da-crian%C3%A7a.aspx cesso em 02 de abril de 2017. ALMEIDA.V.A.D. ALMEIDA.M.B.X. LIMA.M.A.A. FRANCISCO. CARVALHO.F.S. Importância da Literatura Infantil para a formação e o desenvolvimento do senso crítico das crianças. Bahia – Brasil, v. 6, n. 6, p 3817-3828, 2017. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica. São Paulo: Loyola, 1994. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008. ANDRADE. T.O; SANDES.C.A; OLIVEIRA.R.P.V. Contextos lúdicos: o sentido real de aprender brincando (2021) Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/contextos-ludicos-o-sentido-real-de-aprender-brincando ARCE, Alessandra. A Pedagogia na era das revoluções: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Autores Associados, 2002. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica, 1997, vol. 1, 2 e 3. DIAS, Elaine. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Revista Educação e Linguagem. V. 7, n. 1. 2013. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/09/outros/2774a576f536917a99a29a6ec671de86.pdf. FERREIRA, Jessica. Abadia. Importância do Lúdico em Sala de Aula: o Brincar e o Jogar no Cotidiano Infantil. São Paulo, 2017. FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição- São Paulo- PAZ E TERRA.1996.. FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 2004. GOMES, K.F. O LÚDICO NA ESCOLA: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras. 2009. 34 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pedagogia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2019. KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. OLIVEIRA, Zilma M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2002. SANTIN, Silvino. Educação Física: educar e profissionalizar. Porto Alegre: EST, 1999. SANTOS, Alusair de Souza. Aprendendo e jogando na Educação Infantil. Universidade Candido Mendes, 2013. SANTOS, Thayná da Silva; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem e no Desenvolvimento Infantil. Id on Line Rev. Psic., Dezembro/2021, vol.15, n.58, p. 660-668, ISSN: 1981-1179 SILVA, Altina Abadia da. Significados do Brincar na escola A perspectiva da criança. SILVA, Uberlândia: Culturatrix, 2020. https://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. SILVA, Sheila Helena Conceição da; FALCÃO, Ellida Soares Marinho; VINÃS, Glaúcia Nunes; PAIVA, Christina Maria Brazil de; BARBOSA, Vera Lúcia de Brito. Brinquedoteca: um espaço criativo – projeto do Centro de Educação.Disponívelem:. Acesso em: 23 nov. 2014. SILVA, Tania C.;AMARAL ,Carmem Lúcia C. Jogos e Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem: uma relação possível . Disponível em http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/47/34. SOARES, Edna Machado. A ludicidade no processo de inclusão de alunos especiais no ambiente educacional. 2010. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/EMS.2.2010.pdf acesso em 25 de março de 2016. TUBINO, Lidiane Dias. O lúdico na sala de aula: problematizações da prática docente na 4ª série do Ensino Fundamental. Trabalho e Conclusão Apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010. VIOLADA, Rosiane. Brincadeiras e jogos na educação infantil. 2011. Disponível em: www.jornaldaeducacao.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&i d=1520#myGallery1-picture(15) . Acesso em: 02 mar. 2020 VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WAJSKOP, Gisela. Brincar na Pré-escola. 2.ed. São Paulo: Cortez ,1997. WAJSKOP, Gisela. Brincar na educação infantil: uma história que se repete. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2012. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | APRENDER BRINCANDO N A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_Mioni Ribeiro da Silva.pdf | 366,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Mioni Ribeiro da Silva.pdf | 524,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Mioni Ribeiro da Silva.pdf | 433,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.