Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3324
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO PANDÊMICO |
Autor(es): | Carneiro, Bianca |
Primeiro Orientador: | Andrade, Wesley |
Resumo: | O isolamento social devido à pandemia da COVID-19 gerou diferentes mudanças não só na rotina diária, mobilidade ou interações sociais, mas também na relação do indivíduo com as diversas ferramentas digitais que se fizeram necessárias para dar continuidade às atividades relacionadas com a saúde, entretenimento, fé, trabalho, compras e claro, educação. Diante dessa emergência sanitária, alunos, professores e diretores do ensino presencial tiveram que usar ferramentas digitais para continuar ministrando aulas, o que gerou impactos e desafios no uso adequado e crítico da tecnologia. O objetivo foi o de compreender como o uso de ferramentas tecnológicas e digitais em sala de aula como recurso metodológico no ensino fundamental, podem impactar e contribuir para o avanço da educação. Teve-se como metodologia uma revisão da literatura de abordagem qualitativa. Ficou evidente que o período pandêmico escancarou a necessidade do uso de aparatos tecnológicos no processo de formação de professores, o despreparo dos sistemas de educação, do professor/profissional frente às limitações impostas pelo distanciamento físico social. Bem como a necessidade de incentivos a pesquisas que fomentem o uso de TDIC’s em sala de aula, na busca de reduzir os prejuízos causado pela implementação desorientada de um novo modelo de ensino - O Ensino Remoto Emergencial. Teve-se como conclusão que, se houve um protagonismo na maior crise do ensino presencial, (e há) está para os professores, que nem sequer detêm todo o conhecimento sobre tecnologia, sem ter sido preparado nas academias, sem dispor dos recursos necessário, sem receber incentivo ou orientação, lançou mão de ajustes (no calendário, na carga horária, no local de trabalho), de estratégias (ligação, e-mail, busca ativa, redes sociais) e ferramentas (WhatsApp, google classroom, zoom, youtube) para minimizar as perdas e criar possibilidades dentro dos processos de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | Social isolation due to the COVID-19 pandemic has generated different changes not only in daily routine, mobility or social interactions, but also in the individual's relationship with technology and various digital tools that were necessary to continue health-related activities. entertainment, faith, work, shopping and of course education. Faced with this health emergency, students, teachers and directors of classroom teaching had to use digital tools to continue teaching classes, which generated impacts and challenges in the proper and critical use of technology. The objective was to understand how the use of technological and digital tools in the classroom as a methodological resource in elementary school can impact and contribute to the advancement of education. The methodology used was a literature review with a qualitative approach. In the results, it was evident that the pandemic period opened up the need to use technological devices in the teacher training process, the unpreparedness of education systems, of the teacher/professional in the face of the limitations imposed by physical and social distance. As well as the need for incentives for research that encourage the use of TDIC's in the classroom, in the search to reduce the damage caused by the disoriented implementation of a new teaching model - Emergency Remote Teaching. The conclusion was that, if there was a role in the biggest crisis of face-to-face teaching, (and there is) it is for the teachers, who do not even have all the knowledge about technology, without having been prepared in the academies, without having the necessary resources, without receiving encouragement or guidance, it made adjustments (in the calendar, in the workload, in the workplace), strategies (call, email, active search, social networks) and tools (WhatsApp, google classroom, zoom, youtube ) to minimize losses and create possibilities within the teaching and learning processes. |
Palavras-chave: | Pandemia Novas Tecnologias Ensino Remoto Impacto |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3324 |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Bianca Ferreira Generali Carneiro.pdf | 781,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.