Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3322
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EMERGENCIAL |
Autor(es): | Teixeira, Janaina Alves Leite |
Primeiro Orientador: | Mendes, Mariana Lucas |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta pedagógica emergencial no contexto vivenciado durante a pandemia de Covid-19, causada pelo Coronavírus. Desde o início do isolamento social, ao trabalho e aulas home office, a pandemia fez com que a fragilidade estrutural escolar e social fossem amplificadas. Para o ambiente escolar, o ensino deveria continuar com a utilização de uma linguagem e ferramentas mais acessíveis. Com isso, a inserção e utilização das TICs para o ensino, que já era um tema debatido, mas pouco empregado na prática docente, teve seu momento de destaque. A partir de um levantamento bibliográfico com consultas em artigos científicos, sites governamentais, livros, entre outros, obtivemos os resultados aqui apresentados. Acredita-se após a análise realizada e os resultados expostos do atual contexto durante e após um ano e meio de isolamento social, a tendência forte de que as TICs vieram para ficar. Entretanto, carece de planejamento para seu uso e de formação específica para apropriação do uso dessas ferramentas em toda sua potencialidade |
Abstract: | This article aims at the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as an emergency pedagogical tool in the context experienced by the Covid-19 pandemic, caused by the Coronavirus. From the beginning of social isolation, to work and home office classes, the pandemic has made school and social structural fragility amplified. For the school environment, teaching should continue with the use of more accessible language and tools. With this, the insertion and use of Information and Communication Technologies (ICTs) for teaching, which has always been debated and little used in teaching practice, had its moment of prominence. From a careful bibliographic survey with consultations in scientific articles, government websites, books, among others, we obtained the results presented here. With the aim of analyzing and exposing the results of demonstrations of the current context during and after a year and a half of social isolation, the trend is that blended learning and ICTs are here to stay |
Palavras-chave: | Ensino Pandemia Métodos tecnológicos TICs |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3322 |
Data do documento: | 21-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Janaina_Alves_Teixeira.pdf | 961,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.