Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendes, Mariana Lucas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3999079381844066pt_BR
dc.creatorTeixeira, Janaina Alves Leite-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T10:32:54Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-01-18T10:32:54Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3322-
dc.description.abstractThis article aims at the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as an emergency pedagogical tool in the context experienced by the Covid-19 pandemic, caused by the Coronavirus. From the beginning of social isolation, to work and home office classes, the pandemic has made school and social structural fragility amplified. For the school environment, teaching should continue with the use of more accessible language and tools. With this, the insertion and use of Information and Communication Technologies (ICTs) for teaching, which has always been debated and little used in teaching practice, had its moment of prominence. From a careful bibliographic survey with consultations in scientific articles, government websites, books, among others, we obtained the results presented here. With the aim of analyzing and exposing the results of demonstrations of the current context during and after a year and a half of social isolation, the trend is that blended learning and ICTs are here to staypt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo refletir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta pedagógica emergencial no contexto vivenciado durante a pandemia de Covid-19, causada pelo Coronavírus. Desde o início do isolamento social, ao trabalho e aulas home office, a pandemia fez com que a fragilidade estrutural escolar e social fossem amplificadas. Para o ambiente escolar, o ensino deveria continuar com a utilização de uma linguagem e ferramentas mais acessíveis. Com isso, a inserção e utilização das TICs para o ensino, que já era um tema debatido, mas pouco empregado na prática docente, teve seu momento de destaque. A partir de um levantamento bibliográfico com consultas em artigos científicos, sites governamentais, livros, entre outros, obtivemos os resultados aqui apresentados. Acredita-se após a análise realizada e os resultados expostos do atual contexto durante e após um ano e meio de isolamento social, a tendência forte de que as TICs vieram para ficar. Entretanto, carece de planejamento para seu uso e de formação específica para apropriação do uso dessas ferramentas em toda sua potencialidadept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janaína Alves Teixeira (janaina.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-01-17T23:41:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_Janaina_Alves_Teixeira.pdf: 984901 bytes, checksum: d0fc60ef63ed72152a41b619f8b2eda7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-18T09:59:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Janaina_Alves_Teixeira.pdf: 984901 bytes, checksum: d0fc60ef63ed72152a41b619f8b2eda7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-18T10:00:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Janaina_Alves_Teixeira.pdf: 984901 bytes, checksum: d0fc60ef63ed72152a41b619f8b2eda7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T10:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Janaina_Alves_Teixeira.pdf: 984901 bytes, checksum: d0fc60ef63ed72152a41b619f8b2eda7 (MD5) Previous issue date: 2022-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMétodos tecnológicospt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EMERGENCIALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Janaina_Alves_Teixeira.pdf961,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.