Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3309
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS
metadata.dc.creator: Melo, Elizete Felipe de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Natalia Carvalhaes de
metadata.dc.contributor.advisor2: Silva, Ruth Aparecida Viana da
metadata.dc.description.resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) objetiva a formação educativa escolar para jovens e adultos que não puderam ou não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino regular na idade prevista pela lei. Ao considerar o contexto das tecnologias atuais, considera-se trazer para a discussão a utilização de Metodologias Ativas e suas possibilidades de formativas na EJA. Para tal, faz-se necessário considerar que estas metodologias apresentam como o foco o aluno, que se revela protagonista no processo de construção da aprendizagem. Isso exige que o professor atue como mediador do ensino/aprendizagem; o aprendizado por meio das reflexões sobre os conteúdos, o despertar do interesse dos alunos; uso dos sentidos. Por isso, quando se propõe apresentar, pelo levantamento bibliográfico, estudos já publicados sobre a EJA e o uso de Metodologias Ativas nesta modalidade de ensino, reitera-se a importância de ampliar as discussões sobre políticas educacionais que também priorizem a formação dos profissionais da educação para atuarem com este público quanto à utilização destas metodologias como possibilidades formativas na EJA. O desenvolvimento do levantamento bibliográfico proposto, consistiu em primeiro momento, na identificação de textos acadêmicos publicados entre os anos de 2012 e 2021, que continham em seus títulos os descritores: Educação de Jovens e Adultos, Metodologias Ativas e a combinação dos termos, nas plataformas, Google Acadêmico, Scielo, Portal Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os critérios de exclusão foram textos publicados em idiomas diferentes do português e, também, aqueles cuja produção não se enquadra no recorte temporal definido. No segundo momento, foram analisados os textos que continham em seu títulos os descritores MA e EJA. Acredita-se que esta discussão deve fazer parte da proposta de formação continuada de docentes e demais profissionais da educação que atuam no espaço escolar.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) aims to provide school education for young people and adults who could not or did not have the opportunity to attend regular education at the age set by law. When considering the context of current technologies, it is considered to bring to the discussion the use of Active Methodologies and their training possibilities in EJA. To this end, it is necessary to consider that these methodologies focus on the student, who is the protagonist in the process of building learning. This requires the teacher to act as a teaching/learning mediator; learning through reflections on the contents, awakening students' interest; use of the senses. Therefore, when it is proposed to present, through a bibliographic survey, studies already published on EJA and the use of Active Methodologies in this teaching modality, it reiterates the importance of expanding discussions on educational policies that also prioritize the training of education professionals to work with this public regarding the use of these methodologies as training possibilities in EJA. The development of the proposed bibliographical survey consisted, at first, in the identification of academic texts published between the years 2012 and 2021, which contained in their titles the descriptors: Youth and Adult Education, Active Methodologies and the combination of terms, on the platforms , Google Scholar, Scielo, Portal Capes and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. Exclusion criteria were texts published in languages other than Portuguese and also those whose production does not fit into the defined time frame. In the second moment, the texts that contained the descriptors MA and EJA in their titles were analyzed. It is believed that this discussion should be part of the proposal for the continuing education of teachers and other education professionals who work in the school space.
Keywords: EJA
Metodologias Ativas
Tecnologias Educacionais
Formação Continuada
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3309
Issue Date: 15-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Elizete Felipe de Melo.pdf621,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.