Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3306
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A PRÁTICA DOS DOCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO REMOTO
metadata.dc.creator: Pacheco, Mayara Pires da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Elisabete Alerico
metadata.dc.description.resumo: Desde o ano de 2019, o mundo vem passando por inúmeras transformações devido o avanço do vírus SARS CoV-2 causador da doença conhecida como Covid-19, ocasionando uma pandemia.¹ Devido à alta taxa de contaminação foram necessárias ações voltadas para o isolamento social. Com o isolamento, diversas áreas foram afetadas com destaque a educação. Assim, houve a interrupção das aulas presenciais e rápida transição para o ensino remoto emergencial que desencadeou uma nova dimensão para o exercício da prática docente que estavam acostumados com uma rotina estabelecida pelo ensino presencial, exigindo dos mesmos a utilização de novos procedimentos relacionados a prática. A pesquisa contempla pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que selecionou autores e obras relacionados aos principais desafios dos docentes dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, e documentos que normatizaram e regulamentaram o ensino remoto emergencial durante a pandemia. A partir dessas análises, se estabeleceu conexões e entendimentos sobre o processo de modificação para o ensino remoto e as práticas dos docentes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano, Campus Urutaí. Como principais desafios estão a ausência de contato e retorno dos discentes às atividades propostas, além da utilização de novas metodologias para dar continuidade as atividades práticas. Os desafios e práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos docentes dos docentes do IF Goiano são pertinentes aos encontrados na literatura de revisão. Os resultados propulsionam a realização de novas pesquisas, diante das modificações e transformações na prática docente, para a formação de novos docentes, especialmente de Ciências Biológicas.
Abstract: Since 2019, the world has been undergoing numerous transformations due to the advance of the SARS CoV-2 virus that causes the disease known as Covid-19, causing a pandemic. ¹ Due to the high rate of contamination, actions aimed at social isolation were necessary. With the isolation, several areas were affected, with emphasis on education. Thus, there was an interruption of face-to-face classes and a rapid transition to emergency remote teaching, which triggered a new dimension for the exercise of teaching practice that they were used to with a routine established by face-to-face teaching, requiring them to use new procedures related to practice. The research includes bibliographical research with a qualitative approach, which selected authors and works related to the main challenges of teachers of Biological Sciences Degree courses, and documents that standardized and regulated emergency remote teaching during the pandemic. From these analyses, connections and understandings were established about the modification process for remote teaching and the practices of teachers in the Biological Sciences Degree Course at IF Goiano, Campus Urutaí. As main challenges are the lack of contact and return of students to the proposed activities, in addition to the use of new methodologies to continue the practical activities. The challenges and practices in the Virtual Learning Environment (VLE) of teachers of teachers at IF Goiano are relevant to those found in the review literature. The results drive the development of new research, given the changes and transformations in teaching practice, for the training of new teachers, especially in Biological Sciences.
Keywords: Pandemia
Prática docente
Ensino remoto emergencial
Ciências Biológicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3306
Issue Date: 22-Dec-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc_Mayara Pires.pdfTcc_Mayara Pires1,33 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.