Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Elisabete Alerico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7492167335340495pt_BR
dc.creatorPacheco, Mayara Pires da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766194020935217pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T13:06:17Z-
dc.date.available2025-12-22-
dc.date.available2023-01-04T13:06:17Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3306-
dc.description.abstractSince 2019, the world has been undergoing numerous transformations due to the advance of the SARS CoV-2 virus that causes the disease known as Covid-19, causing a pandemic. ¹ Due to the high rate of contamination, actions aimed at social isolation were necessary. With the isolation, several areas were affected, with emphasis on education. Thus, there was an interruption of face-to-face classes and a rapid transition to emergency remote teaching, which triggered a new dimension for the exercise of teaching practice that they were used to with a routine established by face-to-face teaching, requiring them to use new procedures related to practice. The research includes bibliographical research with a qualitative approach, which selected authors and works related to the main challenges of teachers of Biological Sciences Degree courses, and documents that standardized and regulated emergency remote teaching during the pandemic. From these analyses, connections and understandings were established about the modification process for remote teaching and the practices of teachers in the Biological Sciences Degree Course at IF Goiano, Campus Urutaí. As main challenges are the lack of contact and return of students to the proposed activities, in addition to the use of new methodologies to continue the practical activities. The challenges and practices in the Virtual Learning Environment (VLE) of teachers of teachers at IF Goiano are relevant to those found in the review literature. The results drive the development of new research, given the changes and transformations in teaching practice, for the training of new teachers, especially in Biological Sciences.pt_BR
dc.description.resumoDesde o ano de 2019, o mundo vem passando por inúmeras transformações devido o avanço do vírus SARS CoV-2 causador da doença conhecida como Covid-19, ocasionando uma pandemia.¹ Devido à alta taxa de contaminação foram necessárias ações voltadas para o isolamento social. Com o isolamento, diversas áreas foram afetadas com destaque a educação. Assim, houve a interrupção das aulas presenciais e rápida transição para o ensino remoto emergencial que desencadeou uma nova dimensão para o exercício da prática docente que estavam acostumados com uma rotina estabelecida pelo ensino presencial, exigindo dos mesmos a utilização de novos procedimentos relacionados a prática. A pesquisa contempla pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que selecionou autores e obras relacionados aos principais desafios dos docentes dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, e documentos que normatizaram e regulamentaram o ensino remoto emergencial durante a pandemia. A partir dessas análises, se estabeleceu conexões e entendimentos sobre o processo de modificação para o ensino remoto e as práticas dos docentes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano, Campus Urutaí. Como principais desafios estão a ausência de contato e retorno dos discentes às atividades propostas, além da utilização de novas metodologias para dar continuidade as atividades práticas. Os desafios e práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos docentes dos docentes do IF Goiano são pertinentes aos encontrados na literatura de revisão. Os resultados propulsionam a realização de novas pesquisas, diante das modificações e transformações na prática docente, para a formação de novos docentes, especialmente de Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mayara Pires da Silva Pacheco (mayara.pires@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-01-04T12:44:31Z No. of bitstreams: 1 Tcc_Mayara Pires.pdf: 1364775 bytes, checksum: 3f93f00e2c8261f077214ccbc05dfd39 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-04T12:57:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_Mayara Pires.pdf: 1364775 bytes, checksum: 3f93f00e2c8261f077214ccbc05dfd39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-04T13:06:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc_Mayara Pires.pdf: 1364775 bytes, checksum: 3f93f00e2c8261f077214ccbc05dfd39 (MD5) Previous issue date: 2022-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA PRÁTICA DOS DOCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO REMOTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Mayara Pires.pdfTcc_Mayara Pires1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.