Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3305
Tipo: Dissertação
Título: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: ADAPTAÇÃO DE RECURSOS VISUAIS, MATERIAIS E IMAGENS PARA SURDOS
Autor(es): Justino, Raquel Dark
Primeiro Orientador: Bernardo, Mirelle
Primeiro Coorientador: Felício, Cinthia
Primeiro Membro da Banca: Benite, Claudio
Segundo Membro da Banca: Mariano, Sangelita
Resumo: Este estudo investigou o conhecimento que os estudantes de licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás (IFG) - campus Luziânia e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - campus Morrinhos têm a respeito da adaptação de recursos visuais/materiais no ensino de química/ciências para alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida com base na abordagem quali-quantitativa, classificando como uma pesquisa descritiva, a partir dos dados coletados com 25 alunos, sendo 13 no IFG - campus Luziânia e 12 IF Goiano - campus Morrinhos, participantes da pesquisa, os quais foram descritos e analisados com o rigor metodológico e análogo a esse tipo de estudo por meio da análise qualitativa.Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário e entrevista semi-estruturada. Para construir o produto educacional realizou se uma oficina: Pensando na adaptação de recursos visuais/ materiais e imagens para ensino de química/ciência para alunos surdos foi uma atividade de extensão de 9h dividida em três encontros de três horas cada, realizada na modalidade remota pela plataforma da Google Meet com o objetivo de refletir sobre o ensino de Química para alunos surdos e como lócus de coleta dos dados. No final da oficina de formação os acadêmicos realizaram atividades adaptação de recursos visuais/ materiais e imagens utilizadas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de Química nesse contexto. As reflexões realizadas e os recursos construídos durante a oficina são apresentados na forma de um e-book com orientações e estratégias pedagógicas para o ensino de Química/Ciência para o surdo. As análises, reflexões e apontamentos realizados nesta dissertação são baseados nos dados coletados pelo questionário e entrevista semiestruturada e na pesquisa bibliográfica a respeito da adaptação de recursos visuais/materiais e imagens, ensino de química/ciências, visualidade, pedagogia visual, a teoria de Vygotsky e bem como estratégias pedagógicas utilizadas visando proporcionar a aprendizagem do aluno surdo. Assim, esse trabalho contribui para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem do surdo e despertar em seu público reflexões, debates acerca do ensino da química, a adaptação e construção de recursos visuais para ensino de surdos.
Abstract: This study investigated the knowledge that undergraduate students in Chemistry at Instituto Federal de Goiás (IFG) - Campus Luziânia and Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Morrinhos have about the adaptation of visual resources/materials in teaching chemistry/ science for deaf students. The research was developed based on the quali-quantitative approach, classifying it as a descriptive research, from the data collected with 25 students, 13 in the IFG - Luziânia campus and 12 IF Goiano - Morrinhos campus, research participants, which were described and analyzed with methodological rigor and analogous to this type of study through qualitative analysis. The data collection instruments used were a questionnaire and a semi-structured interview. To build the educational product, a workshop was held: Thinking about adapting visual resources/materials and images for teaching chemistry/science to deaf students was a 9-hour extension activity divided into three meetings of three hours each, carried out in remote mode by Google Meet platform with the objective of reflecting on the teaching of Chemistry for deaf students and as a locus of data collection. At the end of the training workshop, the academics carried out adaptation activities of visual resources/materials and images used to assist in the teaching-learning process of Chemistry in this context. The reflections carried out and the resources constructed during the workshop are presented in the form of an e-book with guidelines and pedagogical strategies for teaching Chemistry/Science for the deaf. The analyses, reflections and notes made in this dissertation are based on the data collected through the questionnaire and semi-structured interview and on the bibliographical research regarding the adaptation of visual resources/materials and images, chemistry/science teaching, visuality, visual pedagogy, Vygotsky's theory and as well as pedagogical strategies used to provide learning for deaf students. Thus, this work contributes to the development of the teaching-learning process for the deaf and awakens in its public reflections, debates about the teaching of chemistry, the adaptation and construction of visual resources for teaching the deaf.
Palavras-chave: Adaptação
Recursos
Visualidade
Ensino de Química
LIBRAS
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3305
Data do documento: 27-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ Raquel Dark Conceição Justino.pdf8,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons