Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3293
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS DO USO DAS TIC’s (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
metadata.dc.creator: Santos, Paulo César Aires dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Wesley Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Issa, Silvia Aparecida Caixeta
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Nathália Santos de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste artigo é analisar a relação entre Educação Infantil e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) no Brasil durante a pandemia, essa análise foi embasada através de pesquisas bibliográficas que buscam nesse mesmo tema compreender melhor quais as maiores dificuldades enfrentadas ao se introduzir de forma abrupta o ensino remoto nas escolas a fim de minimizar os impactos do fechamento das instituições de ensino e a adoção do isolamento e afastamento social. Paralelamente à necessidade de implementação das TIC’s para dar continuidade ao processo de ensino, existe a dificuldade de utilização e adequação em relação aos alunos, professores e responsáveis dos alunos. Dentro desta realidade emergente surge também a necessidade de analisar as situações e conflitos na Educação Infantil, que surgiram diante desse cenário caótico, que passou a ser realidade na vida de todos, essa análise busca avaliar os desafios na aplicação de TIC’s no processo de ensino aprendizagem, em especial na Educação Infantil, a fim de compreender melhor as necessidades e as dificuldades enfrentadas por alunos e professores em sua utilização e implementação. Através desse artigo buscou-se compreender melhor na utilização das TIC’s, aplicadas a Educação Infantil, acesso e dificuldades no ensino remoto.
Abstract: The objective of this article is to analyze the relationship between early childhood education and Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazil during the pandemic, this analysis was based on bibliographic research that seeks in this same theme to better understand which are the biggest difficulties faced when introducing remote learning abruptly in schools in order to minimize the impacts of the closing of educational institutions and the adoption of isolation and social withdrawal. Parallel to the need to implement ICT's to give continuity to the teaching process, there is the difficulty of use and adequacy in relation to students, teachers, and those responsible for the students. Within this emerging reality there is also the need to analyze the situations and conflicts in Early Childhood Education that have arisen in face of this chaotic scenario, which has become a reality in everyone's lives. This analysis seeks to evaluate the challenges in the application of ICT's in the teaching learning process, especially in Early Childhood Education, in order to better understand the needs and difficulties faced by students and teachers in its use and implementation. Through this article we sought to better understand the use of ICT's, applied to Early Childhood Education, access and difficulties in remote education.
Keywords: Educação Infantil
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Pandemia (COVID-19)
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3293
Issue Date: 24-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecai_atadef._Paulo Santos.pdf402,8 kBAdobe PDFView/Open
tcc_ Paulo Santos.pdf299,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.