Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3287
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GREENWASHING E O MARKETING DO MEDO: INFORMAÇÕES SOBRE OS REAIS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DE UMA EMPRESA NO MEIO AMBIENTE
Autor(es): Santos, Andressa Galvão dos
Primeiro Orientador: Cabral, Laíse do Nascimento
Primeiro Membro da Banca: Rabelo, Sara Gonçalves
Segundo Membro da Banca: Pinto, Luciene de Sousa Conceição de Moura
Resumo: O presente artigo visa mostrar a importância da propagação da informação de forma adequada no rótulo ambiental para a decisão de compra do consumidor consciente, considerando os efeitos negativos da pluralidade de rótulos duvidosos e do descumprimento de diretrizes legais, tanto com relação às normas específicas quanto aos princípios da informação e transparência. Nisso, os aspectos e impactos do greenwashing são abordados com foco na publicidade e na compreensão do consumidor, destacando os seus efeitos negativos e suas consequências para melhorias do consumo consciente. Por conseguinte, são analisadas as diretrizes dos rótulos ambientais, bem como os princípios pelos quais necessitam ser determinados para que cumpram o seu primeiro fim de forma adequada. Foi utilizado assim, a pesquisa bibliográfica. O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância da rotulagem ambiental precisa, adequada, suficiente e clara para que haja uma decisão de compra consciente por parte dos consumidores, em face da multiplicidade de rótulos duvidosos e fora de diretrizes legais, tanto em relação às normas específicas quanto aos princípios da informação e transparência, práticas essas que são rotineiras das organizações que fantasiaram o marketing verde, trazendo prejuízo à sociedade como um todo.
Abstract: This article aims to show the importance of the propagation of information appropriately on the environmental label for the purchasing decision of the conscious consumer, considering the negative effects of the plurality of dubious labels and the non-compliance with legal guidelines, both with regard to specific standards and the principles of information and transparency. In this, the aspects and impacts of greenwashing are addressed with a focus on advertising and consumer understanding, highlighting its negative effects and its consequences for improvements in conscious consumption. Therefore, the guidelines of environmental labels and the principles by which they need to be determined in order to comply with their first order in an appropriate manner are examined. Thus, bibliographic research was used. The objective of this work was to show the importance of environmental labeling accurate, adequate, sufficient and clear for a conscious purchasing decision by consumers, in view of the multiplicity of dubious labels and outside legal guidelines, both in relation to specific standards and principles of information and transparency, practices that are routine of organizations that fantasize about green marketing, causing injury to society as a whole.
Palavras-chave: Rótulos ambientais
Environmental labels
Consumidor
Consumer
Diretrizes
Guidelines
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3287
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANDRESSA GALVÃO DOS SANTOS.pdfGREENWASHING E O MARKETING DO MEDO: INFORMAÇÕES SOBRE OS REAIS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DE UMA EMPRESA NO MEIO AMBIENTE207,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA.pdfATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO203,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR PRODUÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IF GOIANO265,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.