Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3287
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GREENWASHING E O MARKETING DO MEDO: INFORMAÇÕES SOBRE OS REAIS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DE UMA EMPRESA NO MEIO AMBIENTE
metadata.dc.creator: Santos, Andressa Galvão dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Laíse do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Rabelo, Sara Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Luciene de Sousa Conceição de Moura
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo visa mostrar a importância da propagação da informação de forma adequada no rótulo ambiental para a decisão de compra do consumidor consciente, considerando os efeitos negativos da pluralidade de rótulos duvidosos e do descumprimento de diretrizes legais, tanto com relação às normas específicas quanto aos princípios da informação e transparência. Nisso, os aspectos e impactos do greenwashing são abordados com foco na publicidade e na compreensão do consumidor, destacando os seus efeitos negativos e suas consequências para melhorias do consumo consciente. Por conseguinte, são analisadas as diretrizes dos rótulos ambientais, bem como os princípios pelos quais necessitam ser determinados para que cumpram o seu primeiro fim de forma adequada. Foi utilizado assim, a pesquisa bibliográfica. O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância da rotulagem ambiental precisa, adequada, suficiente e clara para que haja uma decisão de compra consciente por parte dos consumidores, em face da multiplicidade de rótulos duvidosos e fora de diretrizes legais, tanto em relação às normas específicas quanto aos princípios da informação e transparência, práticas essas que são rotineiras das organizações que fantasiaram o marketing verde, trazendo prejuízo à sociedade como um todo.
Abstract: This article aims to show the importance of the propagation of information appropriately on the environmental label for the purchasing decision of the conscious consumer, considering the negative effects of the plurality of dubious labels and the non-compliance with legal guidelines, both with regard to specific standards and the principles of information and transparency. In this, the aspects and impacts of greenwashing are addressed with a focus on advertising and consumer understanding, highlighting its negative effects and its consequences for improvements in conscious consumption. Therefore, the guidelines of environmental labels and the principles by which they need to be determined in order to comply with their first order in an appropriate manner are examined. Thus, bibliographic research was used. The objective of this work was to show the importance of environmental labeling accurate, adequate, sufficient and clear for a conscious purchasing decision by consumers, in view of the multiplicity of dubious labels and outside legal guidelines, both in relation to specific standards and principles of information and transparency, practices that are routine of organizations that fantasize about green marketing, causing injury to society as a whole.
Keywords: Rótulos ambientais
Environmental labels
Consumidor
Consumer
Diretrizes
Guidelines
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3287
Issue Date: 5-Dec-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ANDRESSA GALVÃO DOS SANTOS.pdfGREENWASHING E O MARKETING DO MEDO: INFORMAÇÕES SOBRE OS REAIS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DE UMA EMPRESA NO MEIO AMBIENTE207,51 kBAdobe PDFView/Open
ATA DE DEFESA.pdfATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO203,9 kBAdobe PDFView/Open
Termo.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR PRODUÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IF GOIANO265,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.