Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3286
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO ESTÉTICO E BELEZA CORPORAL
metadata.dc.creator: Marques , Barbara da Silva; Lucena, Mara Virginia Duarte Aires
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Wellington Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rabelo, Sara Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral, Laise do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Luciene de Sousa Conceicao de Moura
metadata.dc.description.resumo: Nos dias atuais, atuando em mercados extremamente competitivos, é primordial que as organizações apresentem vantagens competitivas e atributos significativos para seus consumidores que se mostram, a todo momento, serem mais exigentes em suas preferências. É fundamental que todas as organizações, sendo elas de grande, médio ou pequeno porte, recorram ao setor de consultoria em marketing para que seja desenvolvido um planejamento específico que possibilite obter melhores resultados a fim de atingir seus objetivos. O objetivo geral deste trabalho de consultoria foi de identificar os principais erros cometidos por uma empresa de beleza e estética no uso do marketing digital como estratégia mercadológica, e propor soluções para melhor uso desta ação a partir da fundamentação teórica de Kotler e Keller (2018); Soto (2002); Torres (2018); Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010); Chleba (1999); Zenone (2007). A consultoria empresarial se justifica principalmente pelo fato do marketing digital ser uma área ainda pouco popular e inexplorada pelos profissionais do ramo da estética e beleza. A idealização e vontade de que o negócio se amplie é grande por parte da empreendedora, tendo em vista que o marketing digital representa todo esforço para dar visibilidade ao negócio, atrair clientes e tornar a entidade reconhecida como autoridade no nicho atuado. Após realizado o diagnóstico empresarial, onde foram identificados os principais processos da empresa, observou-se que a área de marketing necessita de intervenções específicas, pois a mesma sofre com falhas na divulgação de seus serviços, impedindo que a organização se desenvolva no mercado e alcance um maior número de potenciais clientes. Através da utilização da ferramenta SWOT, foram mapeados os pontos positivos e negativos, e os principais erros que a proprietária estava cometendo dentro da organização com sua resistência em relação à contratação de profissional e serviços especializados de marketing estratégico. A partir das fragilidades identificadas na organização, foi elaborado um planejamento como proposta de ações de correção e melhoria, utilizando-se da ferramenta 5W2h, com objetivo de inserir no negócio a prática do planejamento e da aplicação de ações estratégicas que contribuiu também para a modelagem do negócio através da ferramenta Canvas.
Abstract: Nowadays, operating in extremely competitive markets, it is essential that organizations present competitive advantages and significant attributes for their consumers who are, at all times, more demanding in their preferences. It is essential that all organizations, whether large, medium or small, resort to the marketing consulting sector so that a specific plan is developed that allows better results in order to achieve their objectives. The general objective of this consultancy work was to identify the main mistakes made by a beauty and aesthetics company in the use of digital marketing as a marketing strategy, and to propose solutions for better use of this action based on the theoretical foundation of Kotler and Keller (2018); Soto (2002); Torres (2018); Mintzberg, Ahlstrand and Lampel (2010); Chleba (1999); Zenone (2007). Business consulting is mainly justified by the fact that digital marketing is an area that is still not very popular and unexplored by professionals in the field of aesthetics and beauty. The idealization and desire for the business to expand is great on the part of the entrepreneur, considering that digital marketing represents every effort to give visibility to the business, attract customers and make the entity recognized as an authority in the niche in which it operates. After carrying out the business diagnosis, where the main processes of the company were identified, it was observed that the marketing area needs specific interventions, o it suffers from failures in the dissemination of its services, preventing the organization from developing in the market and reaching a greater number of potential customers. Through the use of the SWOT tool, the positive and negative points were mapped, and the main mistakes that the owner was committing within the organization with her resistance to hiring a professional and specialized strategic marketing services. Based on the weaknesses identified in the organization, planning was prepared as a proposal for correction and improvement actions, using the 5W2h tool, with the aim of inserting the practice of planning and applying strategic actions into the business, which also contributed to modeling of the business through the Canvas tool.
Keywords: Consultoria
Estratégia
Marketing
Marketing Digital
Serviço
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3286
Issue Date: 7-Dec-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Barbara da Silva Marques e Mara Virginia Duarte Aires Lucena.pdfCONSULTORIA ESPECIALIZADA EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO ESTÉTICO E BELEZA CORPORAL2,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.