Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3280
Tipo: Dissertação
Título: CONTRIBUTOS DA PLATAFORMA KODULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(es): Resende, Tatiane de Andrade
Primeiro Orientador: Ferreira, Júlio César
Primeiro Membro da Banca: Ferreira, Júlio César
Segundo Membro da Banca: Moreira, Débora Astoni
Terceiro Membro da Banca: Cunha, Maria Francisca da
Resumo: A sociedade está em constante transformações científicas e tecnológicas, e, ocorrem de forma acelerada, ao mesmo tempo exigindo das pessoas novas aprendizagens. Esse contexto coloca enormes desafios para a sociedade, como não poderia deixar de ser, também para a educação escolar. Esta pesquisa buscou desenvolver e avaliar uma Sequência Didática (SD) com o uso da plataforma kodular, fundamentada no Construtivismo, para o ensino e aprendizagem de operações com matrizes. A realização da SD foi desenvolvida com estudantes de uma rede pública na região sul de Goiás. Primeiramente, realizou-se um estudo bibliográfico, fundamentado em pesquisas direcionadas ao uso de tecnologias na educação. No segundo momento, realizou-se o estudo de caso, com dezessete estudantes cursando a 2ª série do Ensino Médio. O terceiro e quarto momento, mediante a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso foi possível coletar os dados. A coleta de dados ocorreu por meio do diário de bordo da professora pesquisadora produzido na pesquisa aplicada, na comparação pareada da atividade diagnóstica e da construção dos aplicativos baseados nas questões do Enem, como também dos questionários com perguntas abertas e fechadas. Com esse propósito, escolhemos a metodologia de pesquisa, Engenharia Didática, a qual desenvolvemos em quatro fases, baseadas na concepção de Pais (2019). Para a validação, fez-se necessário o uso das análises a priori e posteriori em cada atividade que foi desenvolvida durante a experimentação, a qual demos ênfase no tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre a análise a priori e posteriori. Com a realização da pesquisa desenvolvida pudemos inferir que as potencialidades provenientes do uso de recursos tecnológicos se mostraram eficiente no ensino de operações com matrizes, favorecendo a aprendizagem de forma significativa e o desenvolvimento crítico e autônomo do estudante.
Abstract: Society is in constant scientific and technological transformations, and they occur in an accelerated way, at the same time demanding new learning from people. This context poses enormous challenges for society, as it could not fail to be, also for school education. This research sought to develop and evaluate a Didactic Sequence (DS) using the kodular platform, based on Constructivism, for teaching and learning matrix operations. The realization of the SD was developed with students from a public network in the southern region of Goiás. First, a bibliographic study was carried out, based on research aimed at the use of technologies in education. In the second moment, a case study was carried out, with seventeen students attending the 2nd grade of high school. The third and fourth moment, through the bibliographic research and the case study, it was possible to collect the data. Data collection took place through the research professor's logbook produced in the applied research, in the paired comparison of the diagnostic activity and the construction of applications based on Enem questions, as well as questionnaires with open and closed questions. For this purpose, we chose the research methodology, Didactic Engineering, which we developed in four phases, based on the conception of Pais (2019). For validation, it was necessary to use a priori and a posteriori analysis in each activity that was developed during the experimentation, which we emphasized in the qualitative treatment, followed by the confrontation between the data obtained between the a priori and posterior analysis. With the accomplishment of the developed research, we were able to infer that the potential arising from the use of technological resources proved to be efficient in the teaching of operations with matrices, favoring the learning in a significant way and the critical and autonomous development of the student.
Palavras-chave: Ensino Médio
Ensino de operações com Matrizes
Construtivismo
Uso de Tecnologias na educação.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3280
Data do documento: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.