Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Júlio César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909334567319212pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Júlio César-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909334567319212pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Débora Astoni-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Maria Francisca da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0943586067297134pt_BR
dc.creatorResende, Tatiane de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1595326541530296pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T19:06:27Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.available2022-12-21T19:06:27Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3280-
dc.description.abstractSociety is in constant scientific and technological transformations, and they occur in an accelerated way, at the same time demanding new learning from people. This context poses enormous challenges for society, as it could not fail to be, also for school education. This research sought to develop and evaluate a Didactic Sequence (DS) using the kodular platform, based on Constructivism, for teaching and learning matrix operations. The realization of the SD was developed with students from a public network in the southern region of Goiás. First, a bibliographic study was carried out, based on research aimed at the use of technologies in education. In the second moment, a case study was carried out, with seventeen students attending the 2nd grade of high school. The third and fourth moment, through the bibliographic research and the case study, it was possible to collect the data. Data collection took place through the research professor's logbook produced in the applied research, in the paired comparison of the diagnostic activity and the construction of applications based on Enem questions, as well as questionnaires with open and closed questions. For this purpose, we chose the research methodology, Didactic Engineering, which we developed in four phases, based on the conception of Pais (2019). For validation, it was necessary to use a priori and a posteriori analysis in each activity that was developed during the experimentation, which we emphasized in the qualitative treatment, followed by the confrontation between the data obtained between the a priori and posterior analysis. With the accomplishment of the developed research, we were able to infer that the potential arising from the use of technological resources proved to be efficient in the teaching of operations with matrices, favoring the learning in a significant way and the critical and autonomous development of the student.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade está em constante transformações científicas e tecnológicas, e, ocorrem de forma acelerada, ao mesmo tempo exigindo das pessoas novas aprendizagens. Esse contexto coloca enormes desafios para a sociedade, como não poderia deixar de ser, também para a educação escolar. Esta pesquisa buscou desenvolver e avaliar uma Sequência Didática (SD) com o uso da plataforma kodular, fundamentada no Construtivismo, para o ensino e aprendizagem de operações com matrizes. A realização da SD foi desenvolvida com estudantes de uma rede pública na região sul de Goiás. Primeiramente, realizou-se um estudo bibliográfico, fundamentado em pesquisas direcionadas ao uso de tecnologias na educação. No segundo momento, realizou-se o estudo de caso, com dezessete estudantes cursando a 2ª série do Ensino Médio. O terceiro e quarto momento, mediante a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso foi possível coletar os dados. A coleta de dados ocorreu por meio do diário de bordo da professora pesquisadora produzido na pesquisa aplicada, na comparação pareada da atividade diagnóstica e da construção dos aplicativos baseados nas questões do Enem, como também dos questionários com perguntas abertas e fechadas. Com esse propósito, escolhemos a metodologia de pesquisa, Engenharia Didática, a qual desenvolvemos em quatro fases, baseadas na concepção de Pais (2019). Para a validação, fez-se necessário o uso das análises a priori e posteriori em cada atividade que foi desenvolvida durante a experimentação, a qual demos ênfase no tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre a análise a priori e posteriori. Com a realização da pesquisa desenvolvida pudemos inferir que as potencialidades provenientes do uso de recursos tecnológicos se mostraram eficiente no ensino de operações com matrizes, favorecendo a aprendizagem de forma significativa e o desenvolvimento crítico e autônomo do estudante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane de Andrade Resende (tatiane.andrade@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-20T20:13:01Z No. of bitstreams: 2 Contributos da plataforma Kodular para a Educação Básica - Uma Sequência Didática para o ensino da Matemática.pdf: 5964153 bytes, checksum: b6db439cd2e3ad4cd4fd99b42d31fd2b (MD5) Sequência Didática - Construção de aplicativos - Operações com Matrizes.pdf: 48801049 bytes, checksum: 2fda62ea3346f1ef81cc6f9327e4f94b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-21T19:01:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Contributos da plataforma Kodular para a Educação Básica - Uma Sequência Didática para o ensino da Matemática.pdf: 5964153 bytes, checksum: b6db439cd2e3ad4cd4fd99b42d31fd2b (MD5) Sequência Didática - Construção de aplicativos - Operações com Matrizes.pdf: 48801049 bytes, checksum: 2fda62ea3346f1ef81cc6f9327e4f94b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-21T19:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Contributos da plataforma Kodular para a Educação Básica - Uma Sequência Didática para o ensino da Matemática.pdf: 5964153 bytes, checksum: b6db439cd2e3ad4cd4fd99b42d31fd2b (MD5) Sequência Didática - Construção de aplicativos - Operações com Matrizes.pdf: 48801049 bytes, checksum: 2fda62ea3346f1ef81cc6f9327e4f94b (MD5) Previous issue date: 2022-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAÇIKGÜL, Kübra; ŞAD, Süleyman Nihat Şad. Mobile Technology Acceptance Scale for Learning Mathematics: Development, Validity, and Reliability Studiesi. International Review of Research in Open and Distributed Learning, International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 21, ed. 4, p. 161-180, 2020. DOI https://doi.org/10.19173/irrodl.v21i4.4834. Disponível em: https://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/4834. Acesso em: 18 maio 2021. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofia da educação. 2. Ed., São Paulo: Moderna, 1996. BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 238 p. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 1ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012. BELLONI, Maria Luiza e GOMES, Nilza Godoy. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educação & Sociedade [online]. 2008, v. 29, n. 104, pp. 717-746. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000300005>. Acesso10 jan. 2022. BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. ______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Lei nº 16.993. Proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis nas salas de aula dos estabelecimentos de educação básica e superior. Disponível em: < http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=945034&filename=PL+280 6/2011>. Acesso em: 6 out. 2021. Brasil. Resolução CNE-CEB n°3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022. COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Seminário para além da academia: a pós-graduação contribuindo para a sociedade. Brasília: Capes, mar/abr. 2005. COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contextos e aplicações: ensino médio. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2016. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Palas Athena, 2009. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2021. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 10 agos. 2021. ETCUBAN, Jonathan O.; PANTINOPLE, Leocineza D. The Effects of Mobile Application in Teaching High School Mathematics. International electronic journal of mathematics education, [s. l.], v. 13, n. 8, ed. 3, p. 249-259, 2018. DOI https://doi.org/10.12973/iejme/3906. Disponível em: https://www.iejme.com/article/the-effects-of-mobile-application-in-teaching-high-school-mathematics-3906. Acesso em: 24 maio 2021. FALKEMBACH, Elza Maria F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e educação. Ijuí, RS Vol. 2, n. 7 (jul./set. 1987), p. 19-24 GERBELLI, Nelson Fabbri, GERBELLI, Valéria Helena P. Kodular Facilitando o desenvolvimento de aplicativos Android: A evolução do App Inventor. Gerbelli, 2020. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. GUI, Marco et al. Public investments in ICTs and learning performance. Evidence from Italy. P & I Policy&Internet, [s. l.], v. 10, ed. 2, p. 141-163, 2018. DOI https://doi.org/10.1002/poi3.170. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/poi3.170. Acesso em: 28 maio 2021. INEP. Programa Internacional de Avaliação de Alunos -2018. Brasília: INEP/Ministério da Educação. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/morrinhos.html>. Acesso em: 27 julho 2020. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. KODULAR. Disponível em:< https://www.kodular.io/>. Acesso em: 06 julho 2020. KUMON. Disponível em:<https://www.kumon.com.br/>. Acesso em: 11 dez. 2021. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. LORENZATO, Sergio. Para aprender Matemática. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores). LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1982. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998. MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas, SP: papiros, 2012. MOREIRA, Marco A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. MOREIRA, Marco A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. Oliveira, A. M. de, Gerevini, A. M., & Strohschoen, A. A. G. (2017). Diário de bordo: uma plataforma metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 119-132. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6429. Acesso em: 28 jul. 2021. PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. RODRIGUEZ-VASQUEZ, Kelly A. et al. AIRduino: On-Demand Atmospheric Secondary Organic Aerosol Measurements with a Mobile Arduino Multisensor.Journal of Chemical Education, [s. l.], v. 12, ed. 2, p. 55-68, 2020. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.9b00744. Acesso em: 30 maio 2021. SAVIANI, Demerval. Instituições e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea). Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), do Estado de Goiás. Disponível em:<http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20da%20Rede%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s!.pdf>. Acesso em: 20 julho 2020. Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), do Estado de Goiás. Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos. Disponível em:<https://site.educacao.go.gov.br/novo-ensino-medio>. Acesso em: 17 jun 2022. SEVERINO, A. J. O Mestrado Profissional: mais um equívoco na política nacional de pós-graduação. Revista de Educação, Campinas, n. 21, p. 9-16, nov. 2006. SUGIYANTO, Sugiyanto et al. Integration of Mobile Learning and Project-Based Learning in Improving Vocational School Competence. JOURNAL OF TECHNICAL EDUCATION AND TRAINING, [s. l.], v. 12, ed. 2, p. 55-68, 2020. DOI https://publisher.uthm.edu.my/ojs/index.php/JTET/article/view/5470. Disponível em: https://publisher.uthm.edu.my/ojs/index.php/JTET/article/view/5470. Acesso em: 26 maio 2021. SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro – SP, v. 13, n. 14, 2000. TALEB, Zahra ; AHMADI, Amineh ; MUSAVI, Maryam .The Effect of M-learning on Mathematics Learning. vol. 171, 16 January 2015, Pages 83-89. Disponível em:<https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.092>. Acesso em:24 agos. 2020. UNESCO. O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: Unesco, 2016. 64 p. (documentos de trabalho da Unesco sobre aprendizagem móvel). WHO. Preparing for large-scale community transmission of COVID-19: Guidance for countries and areas in the WHO Western Pacific Region. Geneva: WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance-publications. Acesso em: 22 de agos. de 2021. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino de operações com Matrizespt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectUso de Tecnologias na educação.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleCONTRIBUTOS DA PLATAFORMA KODULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.