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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: MARKETING VERDE: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2012 A 2022
Other Titles: GREEN MARKETING: A REVIEW OF ARTICLES PUBLISHED IN THE PERIOD 2012 TO 2022
metadata.dc.creator: Silva, Cibele Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Keila Mara de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, Maria antonia Germano dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Junior, Josias Jose da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo trata-se de um tema que vem ganhando força de forma crescente no mercado, o marketing verde. Esse tema é uma ramificação de marketing, que explana questões ambientais e sustentáveis junto a comercialização. Este assunto tem sido abordado há anos e vem crescendo desde a década de 1970. O estudo desenvolvido neste trabalho é referente a uma análise dos últimos dez anos sobre o tema, buscando compreender como esse assunto tem sido abordado pelas organizações e como os autores frisam as principais ideias do marketing ambiental. O objetivo deste artigo foi fazer uma revisão bibliográfica e traçar um panorama geral sobre essa problemática, a partir de artigos que enfatizam o marketing verde. A relevância do tema se dá pelo contexto atual vigente que envolve uma mudança no perfil dos consumidores e demanda de mercado. A partir dessa revisão, realizamos uma análise dos artigos selecionados, focando nos objetivos de cada trabalho, bem como identificando os autores que são citados de forma recorrente. Após este processo, identificamos que o tema tem sido relevante para o mercado, e é possível observar que os artigos trabalhados convergem em abordagens similares. As discussões vão desde a produção até a entrega do produto para o consumidor final, destacando como o assunto é importante para assegurar a sustentabilidade, bem como para gerar maior competitividade junto a clientes que valorizam esse aspecto, garantindo sobretudo, maiores lucros.
Abstract: This article deals with a topic that has been gaining strength in the market, green marketing. This theme is a branch of marketing, which explains environmental and sustainable issues along with commercialization. This subject has been addressed for years and has been growing since the 1970s. The study developed in this work refers to an analysis of the last ten years on the subject, seeking to understand how this subject has been approached by organizations and how the authors emphasize the main ideas of environmental marketing. The objective of this article was to carry out a bibliographical review and outline an overview of this problem, based on articles that emphasize green marketing and that were produced.. The relevance of the theme is due to the current context that involves a change in the profile of consumers and market demand. Based on this review, we carried out an analysis of the selected articles, focusing on the objectives of each work, as well as identifying the authors who are cited recurrently. After this process, we identified that the theme has been relevant to the market, and it is possible to observe that the worked articles converge in similar approaches. Discussions range from production to delivery of the product to the final consumer, highlighting how important the subject is to ensure sustainability, as well as to generate greater competitiveness with customers who value this aspect, guaranteeing, above all, greater profits.
Keywords: Marketing verde
Sustentável
Organizações
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3270
Issue Date: 6-Dec-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Administração

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